Onça-pintada faz dieta e perde 22 quilos em um ano

Onça-pintada faz dieta e perde 22 quilos em um ano

Fêmea que está no Gramadozoo tinha dificuldade de locomoção

Halder Ramos / Correio do Povo

Felino pesava 98 quilos há um ano

publicidade

Quando chegou ao zoológico de Gramado em fevereiro do ano passado, a fêmea de onça-pintada pesava 98 quilos – estava obesa e tinha dificuldades de locomoção. O felino passou por uma dieta e perdeu 22 quilos em um ano. 

A fêmea agora pesa 76 quilos e está apta a reproduzir. Além de mais saudável, a onça está mais ativa. O manejo nutricional adequado e as atividades ocupacionais são apontados pelos veterinários como os principais fatores para o emagrecimento com saúde.

Brincalhona, a onça participa das atividades de enriquecimento ambiental. Sobe em troncos e nada em busca do alimento. “Nem parece o mesmo animal. Fizemos o controle da alimentação e estimulamos a prática de exercícios físicos”, aponta o responsável técnico pelo Gramadozoo, veterinário Renan Stadler.

Segundo ele, a obesidade iria trazer prejuízos à saúde do felino. “Sobrepeso não é sinal de saúde para ninguém. Nem para os animais. O excesso de gordura é um dos principais causadores de infarto e de outras doenças”, explica. O veterinário destaca que o porte indica que o animal seja da região pantaneira. “Onças do Pantanal possuem um porte maior do que animais das regiões amazônicas”, diz.

Segundo Stadler, a fêmea está apta a entrar no cio. Ela está no mesmo recinto e forma casal com um macho de onça-preta. Apesar da diferença na cor, onças-pintadas e pretas são animais da mesma espécie. No entanto, a variante negra é uma mutação genética. Onças-pretas produzem mais melanina do que o normal, o que provoca o escurecimento da pelagem. “O objetivo é a reprodução em cativeiro para ajudar a preservar a espécie, que está ameaçada de extinção. O animal está pronto. O cio pode ocorrer em qualquer época do ano”, conclui.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895