Onda de calor atinge o seu pico e tarde deve ter mais de 40°C

Onda de calor atinge o seu pico e tarde deve ter mais de 40°C

Apesar de extremo, MetSul descarta recordes de calor no Estado

MetSul

Temperatura não baixou dos 27°C durante a madrugada

publicidade

O domingo já começou com calorão na madrugada no Rio Grande do Sul. A Base Aérea de Santa Maria amanheceu com registro de 30°C já às 6h. Em Porto Alegre, conforme a MetSul Meteorologia, a temperatura não baixou dos 27°C durante a noite em alguns bairros e havia pontos da cidade com 30°C ao redor da meia-noite. O abafamento da madrugada sinaliza mais um dia tórrido no Rio Grande do Sul neste domingo.

O Estado deve ter pelo terceiro dia seguido marcas acima dos 40°C. Ontem, os termômetros indicaram 41,6°C em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, e 40,7°C em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Na sexta-feira, os termômetros atingiram 40,8°C em Santa Cruz do Sul, no vale do Rio Pardo. “Apesar de intensa, não houve nem tampouco devem ocorrer recordes históricos de calor no Rio Grande do Sul”, esclarece o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. “O fato de ser a maior temperatura do ano até agora não se constitui recorde”, esclarece.

A sensação térmica na tarde do domingo em alguns locais deve ficar entre 45°C e 50°C, o que exigirá cuidados da população como a ingestão de muitos líquidos e o uso de protetor solar pela radiação ultravioleta do Sol em valores altos. Porto Alegre deve ter máximas à tarde entre 37°C e 39°C, podendo atingir 40°C em alguns pontos, enquanto no Oeste e no Noroeste gaúcho os termômetros poderão indicar valores de temperatura de 40°C a 42°C em algumas cidades. No Centro do Estado, nas áreas de Santa Maria e Santa Cruz do Sul, a temperatura também pode alcançar ou superar os 40°C.

O sol predomina hoje na maioria das regiões gaúchas, mas o calor de novo formará nuvens carregadas da tarde para a noite que vão trazer pancadas de chuva isoladas, até fortes em alguns pontos, e temporais localizados de vento e granizo. Nas praias, o dia também será de muito sol e calor, mas não se pode afastar chuva de verão muito isolada da tarde para a noite.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895