ONG resgata cães que sofriam maus-tratos em Santa Maria

ONG resgata cães que sofriam maus-tratos em Santa Maria

Nove animais desnutridos estavam sem água e comida no pátio de um casa

Renato Oliveira / Correio do Povo

Animais foram levados a lares temporários para receber tratamento

publicidade

O Grupo de Apoio Santa-Mariense de Proteção Animal realizou nessa quarta-feira mais um resgate de bichos maltratados, que surpreendeu os integrantes pela situação em que os cães foram encontrados. A equipe localizou nove cachorros no pátio de uma casa, após denúncias de maus-tratos com características de crueldade, conforme a presidente da ONG, Elis Parode. A ação teve participação da Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal e de um adestrador. Conforme o grupo, os cachorros estavam desnutridos, sem água e comida.

No local, encontrava-se uma pessoa que disse ser responsável pela propriedade. Vizinhos informaram que os moradores residem no local desde dezembro passado, quando chegaram com 18 cães e oito deles teriam morrido devido a maus-tratos ou ferimentos de brigas entre os animais. Além dos nove cachorros encontrados no pátio, havia uma cadela dentro da casa, que não pode ser retirada.

Os cachorros levados do local foram alojados em lares provisórios e recebem tratamento por veterinários voluntários. Elis salienta que, após recuperados, os animais serão doados, mas os interessados passarão por entrevista.

Em Santa Maria, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da UFSM, existem cerca de 20 mil animais de rua. A ONG recebe várias denúncias, e uma das preocupações são os maus-tratos que ocorrem dentro das residências, diz a presidente. Segundo ela, a meta é ter uma área definitiva para abrigar os animais.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895