Operação Ágata apreende 80 toneladas de pescado no Chuí

Operação Ágata apreende 80 toneladas de pescado no Chuí

Forças Armadas recolheram 260 mil dólares em uma das vistorias<br />

Rádio Guaíba

Embarcações não tinham permissão de pesca

publicidade

Desencadeada pelas Forças Armadas nas regiões de fronteira, a operação Ágata 7 já apreendeu mais de 80 toneladas de pescado irregular no Rio Grande do Sul, desde sábado. Com o apoio de dois fiscais do Ibama, já foram fiscalizadas 74 embarcações nas imediações da fronteira do Chuí com o Uruguai.

Nessa quarta, foram apreendidas 40,8 toneladas de pescado. Outras 40 já haviam sido retidas, em processo administrativo de apreensão. As embarcações Columbus I e Columbus IIP, de Laguna-SC, foram abordadas nas proximidades do Farol Verga e não tinham permissão de pesca. O pescado vai ser repassado a instituições cadastradas pelo Programa Mesa Brasil do Governo Federal.

As Forças Armadas divulgaram que mais de 31 mil veículos foram inspecionados durante os três primeiros dias da operação. Em um dos carros vistoriados, foram encontrados 260 mil doláres no Rio Grande do Sul. O valor supera, sozinho, a soma das apreensões realizadas em todas as Operações Ágata desenvolvidas até então.

Cerca de 25 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, 8 mil deles na região Sul, foram mobilizados para o trabalho, além de 10 mil agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais. A Ágata 7 é a maior mobilização já realizada pelo governo brasileiro no combate a ilícitos transfronteiriços entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895