Operação do Ibama proíbe centenas de seguir pescando no rio Tramandaí

Operação do Ibama proíbe centenas de seguir pescando no rio Tramandaí

Instituto realiza fiscalização na Giuseppe Garibaldi desde sábado

Wagner Machado / Rádio Guaiba

publicidade

Para restringir a pesca sobre a Ponte Giuseppe Garibaldi, que liga Imbé a Tramandaí, no litoral Norte, desde sábado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desenvolve a operação Mar de Dentro 2013, que expede multas e notificações, além de apreender materiais de quem é flagrado pescando de forma ilegal.

De acordo com o pescador Sílvio Pereira Gomes, desde então pelo menos 300 pessoas já foram proibidas de pescar no rio Tramandaí, que é um considerado local tradicional para os moradores. Muitos deles, segundo Gomes, precisaram desembolsar até R$ 1 mil para reaver varas, caniços e redes. “Fomos pegos de surpresa, ninguém sabia dessa medida, nem mesmos os pescadores profissionais”, garante o morador de Tramandaí.

Apesar de a operação ter gerado surpresa, o superintendente do Ibama, João Pessoa Moreira Junior, explica que o trabalho serve para que se respeite a normativa 17/2004 do Ministério da Pesca e Aquicultura. O texto só permite a pesca com linha de mão ou vara, linha e anzol, carretilha e/ou molinete, com no máximo três anzóis simples, limitando-se a um petrecho por pescador.

“É uma questão de educação, esse tipo de material é prejudicial ao meio ambiente, ao estuário todo. Quem foi autuado e teve a rede apreendida não vai ter o material devolvido. Agora, quem se identificou como pescador só recebeu uma advertência, foi notificado e deve ir até o Ibama de Tramandaí para se justificativar. Pois ser um pescador ele deve conhecer as normas do jogo”, argumentou.

Segundo Moreira, o valor das multas para quem for flagrado pode chegar a mais de R$ 3 mil, dependendo do material encontrado. A atividade de pesca só é permitida a pescadores profissionais registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura – com Carteira de Pescador - e detentores da licença ambiental de pesca emitida pelo Ibama.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895