Operação fiscaliza comércio de fogos de artifício em Porto Alegre

Operação fiscaliza comércio de fogos de artifício em Porto Alegre

Smic recolheu 480 explosivos nos bairros Humaitá e Bom Jesus

Marcos Koboldt / Correio do Povo

Smic apreende explosivos nesta manhã

publicidade

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) começou nesta quinta a Operação Fogos de Artifício para coibir o comércio ambulante nas ruas e praças de Porto Alegre. A Smic também verificará a regularidade administrativa dos estabelecimentos licenciados. Neste ano, os fiscais já apreenderam mais de 3,8 mil unidades de fogos de artifício comercializados irregularmente. Na operação de hoje foram recolhidos 480 explosivos, sendo 310 no bairro Humaitá e 170 no bairro Bom Jesus foram 170.

“A Smic tem o dever de esclarecer a população sobre os locais devidamente licenciados e que podem prestar informações sobre o uso correto dos fogos, bem como implementar fiscalização rigorosa nos comércios irregulares”, salientou o secretário Valter Nagelstein. Para o diretor de Fiscalização da Smic, Rogério Teixeira, dois fatores contribuiram para a redução das apreensões. “A divulgação dos perigos do manuseio e a conscientização dos comerciantes auxiliam o nosso trabalho”, frisou.

Uma em cada dez pessoas que manuseiam fogos de artifício tem membros amputados, geralmente os dedos das mãos. Além de provocar queimaduras quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. As lesões agudas das mãos são responsáveis por 20% de todos os traumas que chegam às emergências dos hospitais no Brasil. O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos acidentes); amputações dos membros superiores (10%); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição.

As pessoas mais atingidas são homens com idades entre 15 e 50 anos, e crianças na faixa etária dos 4 aos 14 anos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para o licenciamento do comércio de fogos de artifício é preciso estar em conformidade com o Plano Diretor, obter licença junto ao Departamento de Armas e Munições do Exército (Dame) e ter alvará expedido pelo 1º Comando Regional de Bombeiros. Porto Alegre possui seis estabelecimentos credenciados para comercializar este tipo de material.

Onde comprar fogos de artifício


• Zenilde Cavalli de Freitas: avenida Cristiano Fischer, 1331
• Distribuidora de Fogos Gaúcho: avenida Sertório, 3053
• Bazar Bahia: avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1383, e na rua Lopo Gonçalves, 111/1
• Loterias Aymoré: avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1444
• Fogos Amorim: rua Oliveira Lopes, 26/2

Cuidados e dicas importantes


• Não segure os fogos de artifício com as mãos: prenda o rojão em uma armação, numa cerca ou muro. Não fique próximo na hora de acender.
• Não tente acender fogos que falharem.
• Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
• Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.
• Confira sempre o certificado de garantia do foguete.
• Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895