Orgulho farroupilha será reafirmado em desfile em Porto Alegre com o tema "Tropeirismo"

Orgulho farroupilha será reafirmado em desfile em Porto Alegre com o tema "Tropeirismo"

São esperados cerca de três mil pessoas na manhã desta quinta-feira na avenida Edvaldo Pereira Paiva

Heron Vidal

A exemplo do ano passado o público não verá desfile temático

publicidade

Sob o tema "Tropeirismo - Contribuição para a formação da Identidade sul-rio-grandense", o desfile comemorativo da Revolução Farroupilha deste 20 de Setembro, em Porto Alegre, reafirmará valores culturais e as tradições gaúchas a partir da 10h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A estimativa do encerramento é entre 12h30min e 13h.

Cerca de 3 mil pessoas, entre os desfiles cívico e tradicional, devem se apresentar na avenida, conforme estimativa da 1ª Região Tradicionalista (RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG). A exemplo do ano passado o público não verá desfile temático.

Conforme o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a crise na economia não permitiu esse investimento. Se não chover, é esperado público de, aproximadamente, 6 mil pessoas, prevê o coordenador da 1ª RT, Luiz Lamaison.

Participam do desfile 150 entidades, entre as quais piquetes, Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e outras organizações. Às 9h30min o governador do Estado passa as tropas em revista na avenida. Para Callegaro os festejos são momento de reflexão.

Na avaliação do presidente do MTG as questões da Revolução Farroupilha (1835/1945), contra o governo Imperial, continuam presentes: altos impostos, empobrecimento do Estado e dificuldades gerais. "Agora é momento de revolução de ideias, atitudes e comportamentos. As armas ficaram no passado", diz.

Desfile

Cavalarianos da Brigada Militar (BM) abrem o desfile cívico às 10h, segundo Lamaison. Depois seguem a apresentação, com veículos, dos Bombeiros, Polícia Civil, Susepe, IGP e EPTC. No encerramento entram atletas do Grêmio Náutico União, a pé, informa o presidente da 1ª RT.

A abertura do desfile tradicional, segundo Lamaison, será feita, por volta das 11h, pela ordem dos Cavalarianos do RS (Orcav) que trará a Chama Crioula e bandeiras (Brasil, RS, Porto Alegre, 1ª RT e outras). Após, começa o desfile das entidades, a pé, que termina com os cavalarianos de 58 unidades (CTGs, piquetes).

Trânsito

Em razão do desfile, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a partir das 5h, até o final da apresentação, a avenida Edvaldo Pereira Paiva ficará bloqueada nos dois sentidos de circulação.

A dispersão será a partir da Rótula das Cuias, na avenida Augusto de Carvalho. Agentes de fiscalização da EPTC farão monitoramento e eventuais ajustes da circulação dos veículos. Pelo telefone 118 (24h) a EPTC atenderá a população.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895