capa

Orla do Guaíba amanhece com grande quantidade de lixo espalhado

DMLU realizou recolhimento de resíduos do local na manhã desta segunda

Por
Mauren Xavier

Orla do Guaíba amanheceu com lixo acumulado em diversos pontos

publicidade

Sacos e copos de plásticos e garrafas de bebidas. Esses foram alguns dos resíduos encontrados por quem buscou passear pela Orla do Guaíba na manhã desta segunda-feira. O lixo ocupava todo o trecho junto à Usina do Gasômetro, espalhado pelo gramado, escadarias e demais espaços. 

No início da manhã, diversos garis, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizaram o recolhimento do lixo. Conforme o grupo avançava, os sacos de lixo iam ficando cheios. A Prefeitura de Porto Alegre não informou a quantidade de resíduos retirados da região. O conteúdo deixado foi associado a grupos que se reuniram na noite de domingo na Orla.

Quem tentava passear e descansar pelo ponto turístico se surpreendeu negativamente. Moradora da rua dos Andradas, uma senhora, que preferiu não se identificar, disse ter ficado chocada com a quantidade de lixo. Passeando com o cachorro, disse que caminha no local diariamente e que, o local está sempre em boas condições. "Infelizmente, essa situação é comum apenas após festas", comentou. 

Perto dela, Germano Machado preparava o chimarrão, protegido do sol em uma sombra. Sentado numa cadeira de praia, disse que o espaço é muito legal, mas que a sujeira atrapalha. Além do lixo, a maior preocupação era com as garrafas quebradas no gramado, que se acumulavam em vários pontos. Sem a atenção, poderia ocorrer um acidente.

Mesmo assim, a movimentação na Orla cresceu ao longo do dia na beira do Guaíba. Muitas pessoas aproveitavam para fazer exercícios, como alongamento e ciclismo, ou apenas ficavam curtindo a paisagem.

A prefeitura informou que o trecho da Orla, adotado pela Uber, foi limpo nesta segunda-feira pela empresa. No local, as equipes do DMLU atuam apenas na parte da praia, com efetivo de 4 garis todos os dias, para varrição e recolhimento de resíduos.