Outubro Prata tem série de ações voltadas aos idosos

Outubro Prata tem série de ações voltadas aos idosos

Atendimentos gratuitos, orientações jurídicas e de saúde e entretenimento no Largo Glênio Peres

Felipe Samuel

Músicas empolgaram os idosos, que aproveitaram para dançar em um local reservado

publicidade

Como parte das atividades do Outubro Prata, a Coordenação de Direitos do Idoso em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comui) disponibilizou no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, atendimentos gratuitos, como orientações jurídicas, de saúde e entretenimento. Para a coordenadora de Direitos do Idoso, Cássia Kuhn, a ação serve para chamar a atenção da população sobre a importância de valorizar os idosos. “A gente aproveita para conscientizar quanto aos direitos dele em relação a fraudes, em relação à violência contra o idoso”, explica. “Além de conscientizar a gente comemora pra que durante todo o ano a gente tenha ações e atividades em prol da pessoa idosa”, acrescenta.

No local, os idosos contaram com serviços de unidades móveis da Delegacia do Idoso, do Ministério Público, da Defensoria Pública, serviços de saúde atividades culturais. “Eles têm um dia voltado para eles, porque o dia inteiro vão ter atendimento personalizado”, observa. Pela manhã, as caixas de som instaladas na tenda e as músicas tocadas durante o dia empolgaram os idosos, que aproveitaram para dançar em um local reservado. “É um momento bastante cultural, é um momento bastante voltado para mostrar que o idoso está vivo, que o idoso não tem que ficar dentro de casa assistindo TV, ele tem que vir para rua e participar das atividades, participar de tudo”, afirma.

Diretora social e eventos da Anapps, Sandra Ramalho destaca o trabalho de 14 anos da entidade junto aos idosos. “Procuramos sempre fazer o melhor para eles se sentirem vivos, inclusos na sociedade. Essa caminhada mostra para a sociedade que o idoso está na rua, que o idoso está vivo, que o idoso está ativo e o idoso é alegre, é feliz. É isso que ele precisa, de carinho e de atenção”, ressalta. Sandra afirma que em muitos casos os idosos ficam abandonados nas próprias residências ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Em alguns locais de acolhimento, ela destaca que nem sempre as condições são adequadas. “Eles já acolhem mais como se fosse uma pessoa adoentada. Então é aquela pessoa que vai ter o seu remédio, vai ficar sentada, mas ela não vai praticar um exercício. Temos academia para terceira idade dentro da Anapps, específica para a terceira idade, a gente tem oficinas de danças, com oficinas de movimento, onde fazem realmente o idoso se sentir feliz”, compara. Durante o Outubro Prata, a prefeitura realiza uma série de eventos, como circuito de oficinas e sessões de cinema.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895