Pacientes do GHC podem acessar exames pela internet

Pacientes do GHC podem acessar exames pela internet

Poderão ser verificados resultados de patologia e de sangue, além de tomografia e ecografia

Mauren Xavier/Correio do Povo

Pacientes do GHC podem acessar exames pela internet

publicidade

Os pacientes do Hospital Conceição podem acessar deste esta quarta-feira o resultado dos seus exames pela internet. Os arquivos devem ser acessados no site do Grupo Hospitalar Conceição no link “Resultado de Exames”. Para isso, os pacientes receberão um cartão que conterá uma senha individual de acesso. O documento será disponibilizado gradativamente aos pacientes no setor de entrega de exames. O serviço também estará disponível nas outras unidades do GHC (Fêmina, Cristo Redentor e Hospital da Criança Conceição) nos próximos meses.

Poderão ser acessados os resultados de exames de patologia e de sangue, além dos mais complexos, como tomografia e ecografia. O objetivo do serviço é dar mais conforto aos usuários. Antes, os pacientes tinham que fazer o exame, voltar alguns dias depois para buscar o resultado e, em seguida, realizar a consulta com o médico. “Agora, esse processo será mais ágil. O paciente fará o exame e, se quiser, nem precisará pegar o resultado, que poderá ser acessado durante a consulta pelo próprio médico”, explicou o superintendente do Grupo, Neio Lúcio Fraga Pereira.

O sistema de disponibilização dos exames integra um conjunto de melhorias na área da informática. Atualmente, os pacientes têm os seus prontuários digitais, que são atualizados durante as consultas e podem ser acessados nas unidades de atendimento. A partir de agora, esse banco de dados contará com os resultados dos exames. “Facilitará o serviço dos profissionais, que com a senha poderão acessar os exames realizados pelos pacientes no Grupo. O médico terá a noção clara do histórico clínico de cada um”, afirmou o superintendente.

O gerente de Informática do GHC, Marco Antônio Fisch, antecipou que a ideia é ampliar o banco de dados com outras informações. Nos próximos meses os pacientes poderão acessar outros documentos, como as notas de alta, emitidas depois da internação.

O serviço também vai melhorar o atendimento aos pacientes da região Metropolitana que buscam atendimento nas unidades do Grupo. “Em muitas situações era necessário fazer duas ou três vezes o mesmo exame pela dificuldade em conseguir o resultado do teste anterior. Poderemos evitar o desperdício de recursos e otimizar o serviço”, afirmou o gerente de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e de Tratamento do Hospital Conceição, Gilberto Lang.

O projeto beneficiará diretamente aos pacientes que precisam fazer exames com frequência para seguir o tratamento médico. As pessoas que estão com câncer, por exemplo, precisam fazer o hemograma antes de cada sessão de quimioterapia.

No GHC, são realizados cerca de 3,2 milhões de teste por ano. Apenas no Conceição, foram realizados 2,7 milhões no ano passado; no Hospital da Criança Conceição foram 59,4 mil; no Cristo Redentor 193 mil; e no Fêmina, 224,5 mil.
A aposentada Sueli, de 75 anos, foi a primeira a receber o cartão de acesso. Ela aprovou a iniciativa porque não precisará se deslocar até o hospital para pegar o resultado de seus exames.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895