Pacientes do Instituto do Câncer Infantil ganham festa de debutantes

Pacientes do Instituto do Câncer Infantil ganham festa de debutantes

"15 Anos Dourados" comemorou aniversário de nove meninas

Giullia Piaia

Acompanhadas pelos "príncipes" do Colégio Militar, as debutantes dançaram a valsa

publicidade

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) promoveu, na tarde deste domingo, mais uma edição dos 15 Anos Dourados. Nove pacientes assistidas pelo Instituto e que completam ou completarão 15 anos em 2022 ganharam a tão sonhada festa de debutantes, com direito a um dia de princesa e uma festa incrível para comemorar a vida, o amor e a solidariedade. “O tratamento é muito desgastante e o instituto tem a missão de trazer memórias afetivas durante o processo. A festa é toda doada, gente tem muitos parceiros”, justifica Fernanda Furtado, coordenadora de desenvolvimento institucional do ICI.

O evento é uma iniciativa do fotógrafo Dionathan Santos, que todos os anos organiza a festa e as demais atividades com as meninas, inclusive os vestidos, atrações, comes, viagens e book fotográfico, que, este ano, foi realizado na cidade de Gramado. “Em 2017, um amigo meu comprou um book fotográfico e pediu para que eu desse ele a alguém especial, que não poderia fazer o book de 15 anos. Fui ao ICI, pensei que certamente encontraria alguém lá, e, ao chegar, tinha uma lista com 15 meninas. Eles queriam que eu escolhesse uma, mas eu não tinha como escolher, queria fazer de todas”, relembra o fotógrafo. Este foi apenas o início do projeto, que evoluiu, então, para a realização do baile de debutantes. Este ano, a festa foi realizada na Sociedade Germânia. A última edição presencial da festa foi em 2019, antes da pandemia. Em 2020 e 2021, foram realizados ensaios fotográficos surpresa na cidade de cada uma das meninas.

“Acompanhar um pouco da vida de cada uma, da história de cada uma, mexeu muito comigo. Existe um Dionathan antes do ICI e outro depois do ICI. Depois da primeira festa, eu vi o quanto isso impacta na família das meninas, na autoestima das meninas, o quanto isso fazia bem e trazia um dia de princesa para algumas, talvez, durante um processo de dor”, conta o fotógrafo, emocionado. E, realmente, foi um dia de princesa. As debutantes, com lindos, vestidos, maquiadas e acompanhadas por “príncipes” do Colégio Militar, eram só sorrisos. Giovanna Ferri fará 15 anos no mês que vem e, cerca de sete anos atrás, foi paciente do ICI, onde tratou um câncer de ovário. “Está bem legal, eu que escolhi meu vestido. Meu pai, minha mãe, meu afilhado, minha irmã, meus avós e meus dindos estão comigo aqui e minha mãe também me acompanhou a Gramado”, conta a jovem de Osório. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895