Pandas-gigantes deixam lista vermelha de extinção

Pandas-gigantes deixam lista vermelha de extinção

Animais, que virou símbolo dos bichos em perigo, passou a ser considerável vulnerável

AFP

Pandas-gigantes deixam lista vermelha de extinção

publicidade

Os pandas-gigantes não estão mais ameaçados de extinção. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a espécie saiu da "lista vermelha" e passou a ser considerada como "vulnerável". O animal, que virou símbolo dos bichos em perigo, estava ameaçado desde 1990, principalmente por causa da destruição das matas de bambu na China, seu habitat. Por isso, Pequim tomou medidas para a preservação da espécie, como a expansão de reservas naturais e o combate à caça ilegal.

"Os números positivos da população da espécie indicam que as medidas tomadas pelo governo chinês estão sendo efetivas", afirmou o relatório da IUCN. A entidade comprovou 2.060 pandas-gigantes vivendo nas montanhas chinesas, um crescimento considerável em relação aos 1.864 de 2014.

A atualização da "lista vermelha" da IUCN, por outro lado, trouxe a notícia de que os gorilas passaram a ser classificados como "criticamente ameaçados", a apenas um passo da extinção. A população dos maiores primatas da terra diminuiu 77% nos últimos 20 anos devido à caça ilegal, e hoje calcula-se que são apenas 3,8 mil da espécie vivendo na natureza.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895