Pandemia agrava cenário de trabalho infantil em capitais como Porto Alegre

Pandemia agrava cenário de trabalho infantil em capitais como Porto Alegre

Audiência da Câmara de Vereadores analisou soluções para atendimento de crianças e adolescentes

Correio do Povo

Análise identificou problemas na rede de proteção

publicidade

A pandemia de Covid-19 gerou o agravamento da situação de vulnerabilidade social e provocou o aumento do trabalho infantil em várias capitais do país, entre elas Porto Alegre. Para discutir o tema e buscar soluções para evitar cenas como as de crianças vendendo doces em semáforos ou em estações da Trensurb, especialistas e representantes do Poder Público participaram de audiência da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara Municipal (Cedecondh).

Entre as medidas apontadas estão a definição de políticas públicas, atualização dos protocolos de atendimento a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e investimentos na aprendizagem profissional. Ex-secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a psicóloga Carmen Silveira de Oliveira avalia que a pandemia da Covid-19 agravou uma situação que já era crítica no que diz respeito à proteção e cuidado dos adolescentes no país.

Carmen aponta a precarização das políticas públicas como causas do cenário atual. Destaca ainda o descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A vereadora Laura Sito, que propôs a audiência pública, considera que há lacunas na rede de proteção. O procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas defende uma política pública mais definida.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895