Para especialistas, ponto luminoso no céu de Erechim é Estação Espacial

Para especialistas, ponto luminoso no céu de Erechim é Estação Espacial

Laboratório fica a 350 km da Terra e pode refletir a luz do sol. Assista ao video

Correio do Povo

Ponto visto no céu de Erechim seria Estação Espacial

publicidade

Nem Objeto Voador Não Identificado (Ovni), nem avião. O ponto luminoso filmado na noite de domingo em Erechim, no Norte do Estado, era a Estação Espacial Internacional, que estava em uma posição correspondente à luz captada pelo vídeo do cineasta Osnei de Lima, por volta das 19h50min. A afirmação foi feita pelo professor José Eduardo Costa, do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e pelo laboratorista Diomar Reus Sbardelotto, do Departamento de Física da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Segundo José Eduardo Costa, o laboratório mede aproximadamente 109 m de comprimento por 51 largura e fica a 350 km da Terra. “Dependendo da posição (da estação) no céu, ela pode refletir a luz do sol e parecer um objeto muito brilhante”, explicou. Cada volta dura aproximadamente uma hora e meia e, quando ela é vista, a passagem dura entre um e seis minutos, em média.


Laboratório fica a 350 km da Terra e pode refletir a luz do sol | Foto: Reprodução NASA / CP

Só na Capital, a estação pode ser vista praticamente todos os dias passando pelo céu. A posição da Terra, no entanto, faz com que o brilho mude bastante e nem sempre a visibilidade seja boa. “Algumas pessoas acompanham a passagem do satélite pela internet para saber quando poderão ver”, relatou. Sbardelotto apontou que a estação atingiu a altura máxima, de 29º em relação ao horizonte, às 18h48min, indo de Sul a Sudoeste e de Leste a Nordeste.


Imagem mostra trajetória do laboratório no domingo à noite | Crédito: Reprodução / Laboratório de Física da Unisinos

A luz foi filmada pelo cineasta Osnei de Lima, de 36 anos, quando ele voltava para casa. “Fui alertado e peguei minha câmera. Da calçada, filmei um objeto de intensa luz e que se movia para todos os lados”, descreveu. Lima gravou um minuto e 28 segundos até que o objeto luminoso seguiu na direção Leste, depois para Norte e desapareceu.

Quando o cineasta se preparava para guardar o equipamento, cerca de dez minutos depois, o filho disse ter visto uma luz ainda mais forte, que não foi filmada. Lima afirma que esta não é a primeira vez que observa um objeto estranho perto de sua residência, na rua Polônia, uma das regiões mais altas da cidade. O diretor usou para a filmagem uma câmera Full HD de alta definição.

Veja as imagens filmadas:



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895