Para prorrogar contratos de pedágio, Univias prevê duplicação da ERS 040

Para prorrogar contratos de pedágio, Univias prevê duplicação da ERS 040

Documento elaborado pela Univias também define fim de dívida bilionária

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

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A proposta da concessionária Univias para a prorrogação dos contratos de pedágio no Estado prevê a duplicação da ERS 040, redução de tarifas, retirada da praça de Farroupilha na ERS 122 e o fim da cobrança de R$ 1,7 bilhão do desequilíbrio financeiro alegado pela empresa. O documento com os detalhes da pauta vai ser entregue ainda na primeira metade de março, no Palácio Piratini.

O valor proposto para as novas tarifas ainda não foi definido. De acordo com o advogado que representa a Univias, Ricardo Breier, a proposta está sendo finalizada. Breier adiantou que o modelo a ser enviado ao Executivo tem todas as reivindicações solicitadas pelo governo gaúcho e até promessas de campanha do governador Tarso Genro como o fim da praça de Farroupilha, na Serra. O modelo também prevê a criação de um setor de fiscalização com a participação da comunidade, adiantou.

O valor que será disponibilizado pela empresa para duplicar a ligação Cidreira – Viamão (ERS 040), mais a construção de terceiras faixas em outras vias administradas pela concessionária é de R$ 1 bilhão, disse Breier. “Os contratos originais só preveem manutenção e recuperação. Nós vamos investir... é um novo modelo”, comentou.

Para Univias governo terá que aceitar a proposta

A avaliação da empresa é que o governo ficará impossibilitado de dizer não aos diretores da empresa. Breier explicou que para encerrar os contratos o Piratini tem que pagar o desequilíbrio financeiro. Do contrário, a parceria prevista para terminar no ano que vem fica ativa, o que impossibilita a abertura de uma nova licitação a fim de escolher outra administração para praças hoje sob a supervisão da Univias. “Correria o risco de 2013 chegar, não estar resolvido esse problema e aí as estradas voltarem para o governo... que não tem como manter essas estradas”, concluiu.

O secretario de Infraestrutura Beto Albuquerque recebeu na semana passada uma notificação extra-judicial da Univias cobrando a dívida de R$ 1,7 bilhão. O procedimento administrativo antecede uma ação no judiciário, que poderá ser proposta caso se esgotem as possibilidades de negociação pela renovação dos contratos entre o governo e a concessionária.

O Univias é um consórcio privado, fundado em janeiro de 1998, formado pelas concessionárias Convias, Sulvias e Metrovias, responsáveis pela administração de 1.053 quilômetros de rodovias nos polos de Caxias do Sul, Lajeado e Metropolitano. São 14 praças de pedágio por onde passam 85 mil veículos diariamente. O grupo emprega 500 funcionários, além de gerar outros 150 empregos indiretos.

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