Paralisação de aeronautas afeta voos em Porto Alegre

Paralisação de aeronautas afeta voos em Porto Alegre

Categoria cruzou braços por uma hora e provocou filas nos balcões de check in

Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

Paralisação de aeronautas afeta voos em Porto Alegre

publicidade

Os aeronautas e aeroviários paralisaram as atividades das 6h às 7h desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Devido à mobilização, nenhuma aeronave decolou nesse horário e os passageiros enfrentam longas filas nos balcões de check in. Conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 12 voos de partida foram afetados.

Os trabalhadores reivindicam aumento salarial e melhoria nas condições de trabalho da categoria para manter a segurança no transporte aéreo. De acordo com o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Rodrigo Spader, a legislação brasileira que regulamenta o transporte aéreo é de 1984 e está defasada.

Entre os pontos considerados fundamentais pelo sindicato, está o aumento no número de folga dos aeronautas. De acordo com a entidade, no Brasil, são apenas oito folgas por mês, enquanto que em outros países esse número quase dobra, chegando a 15. A categoria também pede a diminuição no tempo de espera entre dois voos: essa pausa, atualmente, pode chegar a cinco horas, período em que o trabalhador fica confinado em aeroportos.

Redução de jornadas

A jornada de voos durante as madrugadas também está em pauta, já que o SNA quer a redução para duas jornadas nesse período, por semana, para cada trabalhador. Além dessas reivindicações, a categoria pede reajuste de 8,5% nos valores dos salários, mas o sindicato patronal ofereceu 6,5%. Segundo o SNA, os aeronautas e aeroviários não têm reajuste, além da reposição da inflação, há quatro anos.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895