Parques e Orla de Porto Alegre ficam lotados, com muita aglomeração e poucas máscaras

Parques e Orla de Porto Alegre ficam lotados, com muita aglomeração e poucas máscaras

Pôr do sol foi momento com maior presença de pessoas na beira do Guaíba

Gabriel Guedes

Mesmo ao ar livre, não havia espaço entre as pessoas, devido ao forte movimento

publicidade

Com o clima como gaúcho gosta, o domingo teve os parques e a Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre,  lotados, mesmo com a legislação e as constantes recomendações contra aglomerações, devido à Covid-19. O dia começou com a temperatura na casa dos 10ºC e com a presença do sol, sem nenhuma nuvem, os termômetros atingiram os 20ºC. Somou-se a isso, o pôr do sol, um motivo a mais para o público ter frequentado a beira do Guaíba, grande parte dele, sem máscara, ou usando de forma equivocada.

Não teve espaço público que não estivesse ocupado. No Parcão do bairro Moinhos de Vento e na Redenção, havia muitas pessoas. A grande maioria estava em casal ou em pequenos grupos reunidos sob panos estendidos sob os gramados. Alguns dos que transitavam entre eles, para atividade física, utilizavam máscaras e outros não.

Na Orla Moacyr Scliar, havia até uma fila. Em tempos de vacinação, daria até para supor que fosse para receber uma dose contra a Covid-19, mas na verdade era a espera para usar um dos banheiros do local. Mesmo com a presença da Guarda Municipal, não era difícil ver as pessoas sem a proteção facial. O ambiente era ao ar livre, mas praticamente não havia espaço entre as pessoas, por causa da grande movimentação de público. “Não imaginava que teria tanta gente no pôr do sol, porque ainda acredito que tenha uma questão da pandemia. Mas, já que estamos aqui, vamos aproveitar e ter os cuidados necessários e a máscara. O cuidado é nosso, a consciência é nossa”, conta Itanajara Rodrigues Vargas, 33 anos, que estava aguardando pelo fim de tarde na Orla, junto com o marido, Felipe Soares, 37 anos.

Após o fim do Distanciamento Controlado e a sua substituição pelo Sistema 3As de Monitoramento pelo Governo do Estado, em maio, as novas regras mantiveram a proibição às aglomerações, inclusive em espaços públicos ao ar livre, segundo confirmou a prefeitura de Porto Alegre. Entretanto, como os acessos aos locais não são restritos, as pessoas acabam se aglomerando em grande número. Contudo, segundo informou a administração municipal, a restrição de acesso à Orla e outros parques não está em discussão neste momento. A orientação da Prefeitura é que a população siga respeitando os protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895