Parques e praças de Porto Alegre têm circulação de pessoas no domingo de Páscoa

Parques e praças de Porto Alegre têm circulação de pessoas no domingo de Páscoa

Maioria dos frequentadores não faziam o uso de máscara nas áreas de lazer

Cláudio Isaías

Maioria dos frequentadores não faziam o uso de máscara nas áreas de lazer

publicidade

Mesmo com o alerta das autoridades para que os parques de Porto Alegre fossem utilizados apenas para a prática de esportes e exercícios físicos, os frequentadores aproveitaram o domingo de Páscoa para curtir a Orla do Guaíba e as principais áreas de lazer da cidade - Redenção, Moinhos de Vento, Marinha do Brasil e Praça Júlio Mesquita.

Para evitar aglomerações, com pessoas sentadas na avenida Beira-Rio, a prefeitura de Porto Alegre liberou novamente a circulação de veículos na via e colocou cavaletes para evitar que os motoristas estacionassem os carros na Orla do Guaíba. Por volta das 10h, algumas pessoas começaram a sentar nos bancos e arquibancadas da Orla do Guaíba para conversar ou tomar chimarrão. Dois policiais militares de bicicleta foram em direção aos frequentadores e pediram que eles deixassem o local. Muita gente que caminhava pela orla optou em não utilizar a máscara que protege contra a Covid-19.

Na Praça Júlio Mesquita, também chamada de Praça do Aeromóvel, no Centro Histórico, haviam pessoas sentadas em cadeiras o que não é permitido pelas autoridades. Uma viatura da Guarda Municipal de Porto Alegre realizava a ronda no trecho da avenida Beira-Rio, a partir da Rótula das Cuias, em direção a zona Sul da Capital. 

A partir das 11h, o movimento começou a ser intenso de público nos parques da Redenção, Moinhos de Vento e Marinha do Brasil com muita gente aproveitando o dia de sol para realizar exercícios físicos na Academia ao ar livre, para andar de bicicleta ou para simplesmente caminhar. Nos parques, apesar do pedido dos profissionais de saúde para o uso da máscara, muita gente optou em fazer a atividade física sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Na Orla do Guaíba, muita gente ocupou a pista de caminhada e a ciclovia. Na avenida Beira Rio, próximo da Rótula da Cuias, muitas pessoas pedalavam, corriam e faziam caminhada - a grande maioria sem máscara. O uso do acessório, por sinal, segue sendo ignorado por boa parte dos porto-alegrenses nos espaços públicos.

No Parque da Redenção, havia pouca gente na manhã do domingo de Páscoa. Pessoas corriam e praticavam exercícios com máscara. Na avenida José Bonifácio, foram colocadas bancas para a comercialização de produtos de artesanato no trecho compreendido entre a avenida João Pessoa até a rua Santa Terezinha. No entanto, poucas pessoas estavam conferindo os produtos oferecidos pelos artesãos.

Na avenida José Bonifácio, a prefeitura de Porto Alegre permitiu a circulação de veículos com a intenção de evitar aglomerações na via - que tradicionalmente é fechada ao trânsito de carros para a realização do Brique da Redenção.

No Parque Moinhos de Vento, os frequentadores aproveitaram o domingo ensolarado para a pratica de atividades físicas. Não havia aglomerações no entorno da área de lazer. No entanto, algumas pessoas que estavam no Parcão, principalmente quem caminhava, não utilizava a máscara.

A orientação tanto da Guarda Municipal de Porto Alegre quanto da Brigada Militar é abordar os frequentadores das áreas de lazer e conversar sobre as restrições impostas em razão da pandemia e informar que os parques e a Orla do Guaíba somente podem ser utilizados para a prática de esportes e de exercícios físicos.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895