Parques públicos de Porto Alegre têm boas condições, avaliam frequentadores

Parques públicos de Porto Alegre têm boas condições, avaliam frequentadores

Usuários aprovam os atuais serviços de manutenção desses locais e avaliam que áreas estão em condições satisfatórias

Felipe Nabinger

publicidade

Diferente de outros momentos, parques públicos mostram boas condições de manutenção na avaliação de usuários. O Correio do Povo percorreu nesta quinta-feira o Parque Marinha do Brasil, Parque Farroupilha (Redenção), Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Mascarenhas de Moraes e Parque Chico Mendes, que estavam com a grama aparada e não apresentavam focos de acúmulo de lixo. Pessoas que realizavam exercícios ou visitavam os locais não apontaram grandes problemas relacionados à conservação dos espaços.

Formado em arquitetura e engenharia, sendo ex-proprietário de uma construtora, Wilson Mallmann, 74, fazia sua caminhada rotineira pelo Marinha. Ele lembra que frequenta o parque desde sua inauguração em 1978. Antes, já passava pelo local que era “um banhado”, segundo ele. “Está com a grama sempre aparada e é bem cuidado, ainda mais para um parque deste tamanho”, analisa. Próximo ao Beira-Rio, funcionários da IP Sul seguiam trabalhando no aprofundamento da fiação subterrânea da iluminação, visando evitar o furto de fios e cabos.

No parque Mascarenhas de Moraes, no bairro Humaitá, na zona Norte, o caminhoneiro aposentado Adelcio Vaz de Lima, 66, também se exercitava. Ele elogiou a conservação do espaço público, mas frisou que o passeio apresenta alguns buracos que, com as chuvas, acabam obrigando quem caminha ou corre no parque a desviar. “Poderiam tapar esses buracos”, diz. A grama fora recém cortada.

Os primos Roger Nascimento Nery, 18, e Leonardo do Nascimento Nery, 17, andavam de skate na pista inaugurada no ano passado no Chico Mendes, no Jardim Leopoldina. Eles disseram que com frequência presenciam o corte da grama. Sobre presença de lixo, eles afirmam que os skatistas que usam o equipamento durante a semana consomem bebidas e alimentos na pista, mas preservam a limpeza. No entanto, os primos dizem que nos finais de semana, com o uso da comunidade em geral, o local acaba ficando com sujeira. Uma equipe de limpeza recolhia o lixo na ocasião.

“Todos os dias duas a três equipes compostas por até 18 pessoas fazem a capina e roçada dos parques da cidade. O corte de grama ainda conta com o auxílio de 8 tratores. Esse é um trabalho que não para nunca, pois são nove parques com áreas extensas e a roçada é feita mensalmente em cada um deles. A SMSUrb, responsável pela zeladoria da cidade, tem o compromisso de deixar esses espaços públicos em dia para que as pessoas possam ter momentos de lazer com qualidade”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Marcos Felipi Garcia. Quanto aos reparos no passeio do Parque Mascarenhas, a SMSUrb informa que o serviço será incluído na programação para que o problema se resolva o mais rápido possível.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895