Passa de 66 mil o número de condutores com direito de dirigir suspenso no RS

Passa de 66 mil o número de condutores com direito de dirigir suspenso no RS

Quase metade sequer entregou CNH para cumprir penalidade

Correio do Povo

Quase metade sequer entregou CNH para cumprir penalidade

publicidade

Passa de 66,5 mil o número de condutores com direito de dirigir suspenso para o cumprimento da penalidade no Rio Grande do Sul. Um edital publicado pelo Detran-RS nesta quinta-feira mostra que 31.443 motoristas suspensos sequer entregaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cumprir a penalidade.

Além de respeitar o prazo de suspensão – que depende do tipo de infração e pode variar de um mês a um ano -, a penalidade prevê o curso de reciclagem de 30 horas/aula e prova teórica. Somente após essas três etapas, o condutor recupera a CNH.

O condutor suspenso flagrado na direção de veículo pela fiscalização incorre em crime de desobediência, previsto do Código Penal, e em violação da suspensão do direito de dirigir, previsto no Código de Trânsito Brasileiro. O condutor também corre risco de ser autuado por dirigir com a CNH suspensa (infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 957,70) e de ter a carteira cassada, sendo impedido de dirigir por dois anos.

O número de processos de suspensão do direito de dirigir instaurados pelo Detran gaúcho atingiu recorde histórico. No período de 2008 a 2015 houve um acréscimo de 540%. Em 2015, o Detran ultrapassou em 62% o número de processos de suspensão do direito de dirigir instaurados no ano anterior. Foram 52.217 no ano passado contra 32.175 em 2014.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895