Passageiros da ITA protestam no aeroporto de Guarulhos

Passageiros da ITA protestam no aeroporto de Guarulhos

Confusão se estende desde a noite desta sexta-feira (17), quando a empresa anunciou a suspensão temporária de suas operações

R7

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Os passageiros da empresa Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) continuam enfrentando problemas com seus voos e permanecem à espera de resposta da companhia no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na manhã deste sábado (18).

A confusão se estende desde esta sexta-feira (17), quando a empresa anunciou a suspensão temporária de suas operações para uma reestruturação interna. Protestos e discussões têm acontecido desde então.

A empresa tinha mais de 500 voos programados para serem realizados entre os dias 17 e 31 de dezembro. Os principais destinos eram Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Salvador.

Segundo uma passageira, que aguardava pelo embarque desde a manhã da última quinta-feira (16), mais passageiros estão chegando no local pois a Itapemirim ainda disponibiliza o check-in online para seus clientes.

A reportagem da Record TV ainda flagrou funcionários de outras empresas tentando remanejar e auxiliar clientes que compraram os pacotes de viagem da ITA.

Exaltados, clientes e representantes da empresa foram flagrados discutindo no saguão. Uma funcionária da empresa CVC precisou sair escoltada por seguranças do local.

Em nota, a Itapemirim afirma que que a decisão foi tomada para ajustar operacionais e que informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a suspensão. A empresa diz ainda que "lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da operadora de aviação"

A companhia ainda orienta que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.

 

Nota da Anac

A ANAC  publicou uma nota confirmando que a Itapemirim Transportes Aéreos suspendeu temporariamente operações aéreas no Brasile que a empresa aérea deve comunicar a todos os passageiros sobre cancelamento de voos, reacomodações e garantir atendimento integral. Confira a nota na íntegra: 

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi informada, por volta de 18h, pela empresa aérea Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), nesta sexta-feira (17/12), sobre a suspensão temporária das operações no Brasil devido a uma restruturação interna. A Agência determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da Resolução ANAC 400, de 2016.

A ANAC recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A ANAC orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br.

A segurança das operações aéreas é prioridade da Agência. Devido à paralisação das operações da empresa, a ANAC suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA).


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