Passeio Pedalando pela Vida destaca a importância da doação de órgãos

Passeio Pedalando pela Vida destaca a importância da doação de órgãos

Mais de 70 ciclistas participaram do evento circulando pelas ruas centrais de Porto Alegre

Jessica Hübler

Passeio Pedalando pela Vida destaca a importância da doação de órgãos

publicidade

A 5ª edição do passeio ciclístico Pedalando Pela Vida, realizada pela ViaVida contou com 76 ciclistas participantes, que percorreram 10km em 50 minutos. O ato ocorreu justamente no último dia da 20ª Semana da Bicicleta de Porto Alegre, que teve início no último dia 18. A concentração iniciou às 10h no Parque Farroupilha, junto ao canteiro da avenida Setembrina e passou pela avenida Osvaldo Aranha, viaduto da Conceição, avenida Mauá, avenida Edvaldo Pereira Paiva, avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, avenida Venâncio Aires e retornou ao ponto inicial.

De acordo com a presidente da ViaVida, Lucia Elbern, o evento foi realizado em alusão ao dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, que ocorre no dia 27 de setembro. Além disso, o objetivo é conscientizar a população de que a doação de órgãos salva vidas e a pedalada ilustra a importância do exercício como cuidado da saúde e do bem-estar.

“O trajeto foi estabelecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que fez uma escolta dos ciclistas o caminho inteiro”, explicou a presidente. Lucia Elbern informou que, no local, as atividades são desenvolvidas desde a primeira edição por voluntários e parceiros, incluindo Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). “O pessoal da Liga de Transplante de Órgãos (Litros) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), trouxe alguns protótipos de órgãos para esclarecer dúvidas sobre o transplante”, destacou Lucia.

Moisés Waismann, de 50 anos e transplantado renal há oito anos e meio, participou da pedalada pela primeira vez. “É importante publicizar a discussão da prevenção das doenças que possam levar ao transplante”, disse Moisés. Para ele, também é muito importante divulgar o trabalho do projeto ViaVida, que possui a Pousada da Solidariedade, que abriga pacientes em lista de espera e já transplantados, de baixa renda e também seus acompanhantes que buscam a doação de órgãos em Porto Alegre. De acordo com Lucia Elbern, 60% dos pacientes são menores de idade.

No final da corrida, duas bicicletas foram sorteadas. Um dos vencedores foi Francisco Almeida Wiasmann, filho de Moisés. O pequeno também participou da pedalada e não achou cansativo. “Adorei a experiência, foi maravilhoso! É muito bom levar as crianças e os amigos para ver Porto Alegre de outros ângulos, ainda mais protegidos”, relatou Moisés.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895