Pedalada em Porto Alegre alerta para a compreensão do autismo

Pedalada em Porto Alegre alerta para a compreensão do autismo

Ação inclusiva reuniu ciclistas e apoiadores na avenida Beira Rio

Heron Vidal

Ação inclusiva reuniu ciclistas e apoiadores na avenida Beira Rio

publicidade

Aumentar o conhecimento e diminuir o preconceito foi o mote da ação inclusiva "Vem pedalar com a Gente". O movimento visa chamar a atenção das pessoas para a compreensão do autismo, e reuniu ciclistas e apoiadores que enfrentaram uma forte ventania na avenida Beira Rio, em Porto Alegre.

Uma a cada grupo de 59 pessoas, no mundo, tem autismo, observou a diretora do Instituto Autismo, Vanessa Sorgatto Kuiven. A entidade promoveu o evento e organiza palestras gratuitas com pais, especialistas e escolas. "Queremos realizar uma pedalada por mês", adiantou Vanessa.

Seu filho, Henrique, de 16 anos, esteve na pedalada. Aos nove anos foi diagnosticado como autista, quando começou seu atendimento terápico. "O tratamento é fundamental tanto ao autista como à sua família", disse Vanessa. E também importante reunir as famílias, para se estabelecer vínculos e parcerias.

"A união faz a força, e faz muito bem incluir pessoas", comentou a ciclista Rosângela Rodrigues, que se uniu ao "Vem pelar com a Gente". "Agregar as pessoas, autistas, ao convívio social e fazer com que elas tenham vida com atividades é muito bom", acrescentou o ciclista Adriano Black.

Conforme Vanessa, o autismo vem aumentando no planeta. Em 2014 a estatística que o Instituto tinha era da presença de um autista a cada grupo de 68 pessoas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895