Pelo menos 12 famílias tiveram que deixar suas casas devido a enchentes

Pelo menos 12 famílias tiveram que deixar suas casas devido a enchentes

Cheias dos rio Ibirapuitã e Santa Maria desalojaram populações ribeirinhas

Rádio Guaíba

Nivel do rio Santa Maria chegou a 5,3 metros acima do normal

publicidade

Pelo menos 12 famílias gaúchas tiveram que deixar suas casas, nesta segunda-feira, devido a enchentes no Estado. Em Alegrete, oito famílias ribeirinhas foram removidas pela Defesa Civil com a cheia do rio Ibirapuitã, que atingiu 8 metros acima do nível normal. Cerca de 39 pessoas estão desalojadas, a maioria em casas de parentes, mas barracas já foram montadas próximo às áreas alagadas.

A prefeitura está de prontidão caso o nível continue subindo. As unidades militares prontificaram-se para auxiliar na tarefa de retirada de outras pessoas. O agente da Defesa Civil Ronaldo Oliveira disse que o órgão está em alerta. “Estamos monitorando permanentemente o nível do rio e agindo de forma preventiva”, avisou.

Na Região Central, o nível do Rio Santa Maria, em Dom Pedrito, chegou a 5,3 metros acima do normal na manhã desta segunda-feira. Quatro famílias ribeirinhas – totalizando 12 pessoas – precisaram ser retiradas das casas alagadas e encaminhadas a um abrigo público improvisado pela Secretaria de Assistência Social na sede de um partido.

Outras famílias estão desalojadas e recorrem a casas de parentes e amigos. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Luiz Antônio Goulart, o nível do Rio Santa Maria deverá continuar subindo nas próximas horas e mais famílias poderão ser removidas de suas casas. Isso se deve à descida das águas acumuladas na cabeceira do rio, em razão da chuva de 120 mm, registrada na noite de sábado para domingo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895