Pelo menos 16 mil são atingidos pela tempestade no RS

Pelo menos 16 mil são atingidos pela tempestade no RS

Até agora, 18 municípios decretaram situação de emergência

Exército participa de um mutirão em São Gabriel

publicidade

A tempestade que caiu sobre o Rio Grande do Sul, nesta semana, afetou mais de 16 mil gaúchos e deixou 18 municípios no Estado em situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. As pessoas que tiveram as casas destruídas ou invadidas pelas águas e que estão na casa de familiares ou amigos somam 15.670 nesta sexta-feira. Já as pessoas que não têm para onde ir e estão abrigadas em ginásios municipais são 1.090, ainda de acordo com a Defesa Civil.

Até agora Minas do Leão, São Sebastião do Caí, Taquari, Taquara, General Câmara, Coronel Barros, Piratini, Feliz, Butiá, Canguçu, Vale Verde, Dom Pedrito, Tramandaí, Bagé, Balneário Pinhal, Três Cachoeiras, Capão da Canoa e Xangri-Lá foram os municípios que decretaram situação de emergência. Outras prefeituras devem encaminhar o pedido ainda hoje. Kits com colchões e roupa de cama foram encaminhados para as regiões mais afetadas, assim como alimentos, lonas e telhas para minimizar os estragos nas residências afetadas.

O município de Tramandaí, no litoral Norte do Estado, foi um dos que decretou estado de emergência na manhã desta sexta-feira. O prefeito da cidade, Anderson Hoffmeister, informou que cerca de 9 mil casas foram atingidas pelo forte vendaval que tomou conta do Estado ontem.

Em São Gabriel, segundo a Defesa Civil do município, o nível do Rio Vacacaí começou a estabilizar. Na madrugada desta sexta-feira ele estava 5 metros acima do leito. Quatro famílias desabrigadas continuam no estádio Municipal. O bairro Mato Grosso foi o mais atingido, 38 famílias foram removidas de suas residências. O bairro Beira-Rio, também, foi bastante afetado. O exército participa de um mutirão junto ao Corpo de Bombeiros e a prefeitura no apoio aos moradores.

A chuva forte também atingiu Santa Maria e provocou alagamentos de residências localizadas próximo ao Arroio Passo das Tropas. As dependências de três residências foram invadidas pelas águas. Também na mesma região, três famílias tiveram problemas com eletrodomésticos que foram queimados quando uma equipe da AES Sul realizava o trabalho de recuperação de um transformador.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895