Perícia deve apontar se estrutura de rave apresentava irregularidades

Perícia deve apontar se estrutura de rave apresentava irregularidades

Apesar de ter sido montado para aguentar ventos de até 80km/h, palco desabou com rajadas de 55 km/h

Fernanda Bassôa e Raphaela Suzin

Estrutura de palco desabou, causando a morte do DJ da festa

publicidade

Montada para suportar ventos de até 80 km/h, a estrutura do palco principal da rave em Esteio não aguentou as rajadas de 55 km/h que atingiram a cidade da região Metropolitana. A armação desabou na tarde de domingo, causando a morte do DJ da festa eletrônica, Kaleb Freitas.

O delegado André Sperotto, que investiga o caso, explica que a perícia deve apontar se havia alguma irregularidade na  montagem do palco. "Sabemos que o vento derrubou a estrutura, que era condizente com as condições climáticas do momento. Era para ter aguentado o vento, mas não aguentou. O laudo pericial deve apontar se havia algum problema na estrutura ou na montagem que explique o acidente", destacou.

Ainda nesse domingo, o Instituto-Geral de Perícia esteve no local, para verificar as condições do palco. Hoje, os peritos foram novamente ao Parque Assis Brasil e acompanharam o desarme da estrutura. O laudo deve ficar pronto em até 30 dias. Além da perícia, a Polícia Civil ainda reunirá documentações como o Plano de Prevenção contra Incênio e alvará para incluir no inquérito. "De acordo com os Bombeiros, a festa estava regularizada. Tudo indica que todas as medidas legais cabíveis foram tomadas", ressalta o Sperotto.

Logo após o incidente, foi registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas. Participantes e organizadores da festa prestaram depoimento à Polícia Civil ainda ontem. Nesta segunda-feira, outras pessoas devem depor.

O delegado reunirá todos os depoimentos os prestados em Esteio e Canoas. "Estamos analisando os depoimentos, para ver se as testemunhas indicam alguém que possa ter envolvimento para intimarmos a depor".

Luto


Foto: Facebook / Reprodução / CP

DJ Kaleb Freitas está sendo velado no cemitério São Miguel e Almas em Porto Alegre, onde ele morava. O enterro está marcado para as 14h. Os amigos do DJ o descrevem como uma pessoa alegre, guerreira e apaixonada pelo que fazia. "O mundo da música eletrônica perdeu um grande profissional, mas principalmente uma grande pessoa, alegre, com sua energia contagiante e positiva", escreveu uma de suas amigas no Facebook ao postar uma foto com o DJ.

A assessoria de comunicação do grupo que organizou o festival informou, na manhã desta segunda-feira, que os organizadores estão todos em luto, pois DJ Kaleb Freitas era amigo pessoal dos produtores. O clima é de desolação e tristeza. Uma nota de esclarecimento foi postada ainda no domingo na página oficial do Festival.

“Sempre prezamos pela segurança do nosso público, seguindo todos os processos, laudos e autorizações solicitadas pelas autoridades locais. E ao nosso público iremos mantê-los informados de todas às nossas ações para manter a verdade sobre os fatos ocorridos. Enfim, estamos desolados, perdemos um amigo, um artista. Nossa prioridade é dar assistência aos feridos e suas famílias. Agradecemos a Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros por toda a assistência.”
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895