Pesquisa gaúcha identifica em humanos novo fungo que pode causar meningite

Pesquisa gaúcha identifica em humanos novo fungo que pode causar meningite

Trabalho é de pesquisadora de Caxias do Sul

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

Um novo fungo, que até hoje não havia sido detectado em humanos, foi identificado por uma pesquisadora da Faculdade da Serra Gaúcha. Denominado Exophiala osmophila, o microorganismo pode causar inúmeras infecções, incluindo a meningite. O trabalho é da professora Alexandra Flávia Gazzoni, responsável-chefe do Laboratório de Microbiologia Oral e Patologia Bucal da instituição de ensino.

A descoberta foi feita nos laboratórios da FSG onde a biomédica, pós-doutora em micologia, desenvolve pesquisa com o propósito de elaborar um cadastro dos fungos existentes no Rio Grande do Sul. Detectado a partir de uma lesão na unha do pé de uma paciente, o microorganismo teve o registro anunciado no último Congresso Latino Americano de Micologia, realizado na Colômbia.

A complementação do trabalho é a realização da análise da reação do fungo a medicamentos, a fim de se descobrir as doses mínimas e máximas para o combate às infecções. A pesquisadora explicou que, conhecendo o tipo de fungo, é possível realizar um tratamento mais eficaz.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895