Pesquisadores chegarão hoje em Pelotas, diz Marinha

Pesquisadores chegarão hoje em Pelotas, diz Marinha

Funcionários presenciaram incêndio na Estação Comandante Ferraz

Correio do Povo

Pesquisadores brasileiros desembarcam hoje no País

publicidade

Uma nota oficial expedida pela Marinha do Brasil informa que quatro pesquisadores que estavam na estação da Antártica no momento do incêndio ocorrido nesse sábado desembarcarão na cidade de Pelotas, no Sul do Estado, por volta das 21h deste domingo. Outros 26 pesquisadores, além do alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, seguirão viagem com destino à capital carioca.

Integrantes do grupo-base da Estação Antártida Comandante Ferraz, onde ocorreu o acidente, realizaram uma avaliação preliminar no local e constataram que cerca de 70% das instalações foram destruídas pelo fogo. A parte habitável e alguns laboratórios de pesquisa do prédio principal ficaram completamente danificados. Permaneceram intactos os refúgios (módulos isolados para casos de emergência), os laboratórios de meteorologia, química e estudo de alta atmosfera), os tanques de combustíveis e o heliponto, que são isolados do local do incêndio.

Nesse sábado, foram localizados os corpos dos dois militares que estavam desaparecidos: suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. Eles foram transferidos para a base no Chile, de onde serão tranportados para o Brasil. O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que se feriu no acidente, foi encaminhado para o Hospital das Forças Armadas chileno, onde segue internado para observação e realização de curativos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895