Pesquisadores identificam fóssil de nova espécie de dinossauro na Patagônia

Murusraptor barroensis era um predador rápido e ágil conforme análise das ossadas

Murusraptor barroensis era um pedrador rápido e ágil conforme análise das ossadas

Uma espécie até então desconhecida de dinossauro carnívoro de 80 milhões de anos foi descoberta na Argentina, adicionando um novo membro à família dos megaraptorídeos, anunciaram pesquisadores nesta quarta-feira. O fóssil encontrado na Patagônia - uma área rica em descobertas de ossos do período Cretáceo Superior - foi batizado de Murusraptor barrosaensis e pode revelar mais sobre as origens do grupo dos dinossauros megaraptorídeos, de acordo com o estudo publicado na revista científica Plos One.

A equipe de pesquisadores foi liderada por Rodolfo Coria, do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, na Argentina, e Phillip Currie, da Universidade de Alberta, no Canadá. "Embora incompletos, os ossos bem preservados do Murusraptor revelam informações até então desconhecidas sobre a anatomia do esqueleto dos megaraptorídeos, um grupo altamente especializado de predadores do Mesozoico", relatou Coria. Estes dinossauros andavam sobre duas patas, tinham grandes garras em forma de foice e eram rápidos, ágeis e inteligentes, com um apetite voraz que inspirou seu apelido, "ladrão gigante".

Outros megaraptorídeos famosos são Megaraptor, Orkoraptor, e Aerosteon riocoloradensis. Alguns membros da família foram encontrados na Austrália e no Japão. Este esqueleto parcial fossilizado foi descoberto em Sierra Barrosa, no noroeste da Patagônia.