Philae termina missão e desliga seus instrumentos

Philae termina missão e desliga seus instrumentos

ESA mantém esperança de reiniciar, no futuro, a primeira sonda a pousar num cometa

Correio do Povo

Sonda tirou primeiras fotos na superfície de um cometa

publicidade

Uma pequena parte da Humanidade dorme no cometa, a 500 milhões de quilômetros da Terra. A descrição é justa após o "último suspiro" de bateria da sonda Philae da Agência Especial Europeia (ESA). O aparelho entrou em "modo de espera" e o contato foi perdido às 23h36min a partir do orbitador Rosetta.

Philae conseguiu o feito inédito de um aparelho projetado pelo homem pousar em segurança na superfície de um cometa, no caso o corpo celeste Churioumov-Guerassimenko. O aparelho "quicou" duas vezes antes de conseguir chegar ao solo e, por conta disse, saiu do local projetado pela ESA.

A posição incorreta ofereceu menos luz aos painéis solares da sonda, que acabou descarregando rapidamente. Apesar disso, Philae cumpriu todas as suas missões principais, fotografando a área de pouso, colhendo amostras e perfurando o cometa para analisar sua composição.

Depois disso, ainda manobrou seu braço robótico para virar na tentativa de encontrar uma posição solar mais favorável. A esperança dos cientistas é de que os painéis sejam abastecidos com mais eficiência, permitindo religar Philae num futuro próximo, para mais análises.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895