Pinguins e tartarugas são devolvidos ao mar

Pinguins e tartarugas são devolvidos ao mar

Animais passaram por tratamento no Cram, em Rio Grande

Correio do Povo

Pinguins foram devolvidos ao mar nesta sexta-feira

publicidade

Após tratamento no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Furg, em Rio Grande, oito pinguins-de-Magalhães e duas tartarugas-verdes foram soltos nesta sexta-feira na praia do Cassino. Uma das aves havia sido encontrada por policiais federais em cativeiro numa cobertura no Rio de Janeiro, em dezembro passado. Conforme a bióloga do Cram Silvia Gastal, os animais chegaram ao Centro em épocas e por motivos diversos, sendo que uns estavam fracos e debilitados e outros, fora do período de migração.

A escolha da data de liberação foi porque no ciclo dos pinguins, nesta época, eles estão no Brasil. “No inverno, saem das colônias na Argentina e vêm se alimentar no Brasil. Por volta de setembro, retornam para as colônias reprodutivas no país vizinho.”

Uma das tartarugas chegou à costa enrolada em plástico. Segundo a bióloga, isso é resultado da ação humana, assim como no caso da outra, que estava presa em uma rede de pesca. Esses répteis ficam na região durante o ano se alimentando e podem ser devolvidos em qualquer época. Prosseguem em reabilitação no Cram duas tartarugas, uma verde e outra do tipo cabeçuda, além de uma gaivota.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895