Pinguins encontrados no Litoral morreram de causas naturais, diz Ceclimar

Pinguins encontrados no Litoral morreram de causas naturais, diz Ceclimar

Julho é o mês em que mais animais aparecem debilitados ao centro da UFRGS

Correio do Povo

Pinguins encontrados no Litoral morreram de causas naturais, diz Ceclimar

publicidade

Os pesquisadores da UFRGS acreditam que os 512 pinguins encontrados no Litoral Norte do Estado morreram de causas naturais. O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) chega a esta conclusão em razão das condições em que os animais foram encontrados e pela experiência em estudos com a espécie.

O biólogo que atua no caso, Maurício Tavares, afirma que a maioria dos pinguins encontrados na última semana eram jovens. “Aves que estão no primeiro ano de vida são inexperientes. Todos esses aspectos associados à entrada de frentes frias na última semana são condizentes com o padrão de encalhes observado no litoral gaúcho anualmente. Esses fatores indicam ser o fenômeno fruto do processo de seleção natural”, concluiu.

O pesquisador revela ainda que todos os anos este fenômeno se repete, mas que é o primeiro ano em que o Ceclimar realiza um monitoramento mais intenso dos acontecimentos, por isso os dados receberam mais atenção. Segundo Tavares, historicamente, é nesta época em que mais aves chegam ao setor de reabilitação do Centro.

“A análise dos dados que temos indica que o mês de maior recebimento de pinguins pelo Ceclimar foi julho. Podemos utilizar as estatísticas do setor de reabilitação como um indicador da quantidade de animais que aparecem na orla”, destaca. Anualmente, diversos pinguins chegam ao local debilitados, feridos ou sujos de óleo, principalmente entre as localidades de Torres e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Para melhor avaliação e interpretação das causas do fenômeno, foram coletados 30 animais para realização de análises pela Faculdade de Veterinária da UFRGS. O laudo técnico será concluído em 30 dias. De acordo com o estado em que foram coletados os animais, porém, os pesquisadores acreditam causas naturais.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895