Placas solares produzirão energia elétrica na Usina do Gasômetro

Placas solares produzirão energia elétrica na Usina do Gasômetro

Módulos devem entrar em funcionamento até 2013 em Porto Alegre

Cláudio Isaías / Correio do Povo

publicidade

Em um ano deverão entrar em funcionamento as placas solares que produzirão energia elétrica para a Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre. O convênio que prevê a instalação de placas fotovoltaicas no telhado do espaço cultural foi assinado nesta quinta-feira no auditório da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), entre a direção da empresa e a Secretaria Municipal da Cultura. O diretor de Planejamento e Projetos Especiais da CEEE, Luiz Antônio Tirello, explicou que o projeto consiste no aproveitamento de energia solar para produção de luz a ser consumida na Usina.

Nos próximos dias, técnicos da companhia, além das universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de Santa Maria (UFSM) e de empresas privadas começam as discussões sobre os projetos de instalação dos módulos no telhado do Gasômetro. Segundo o chefe da Divisão de Planejamento e Projetos Especiais da CEEE, Marcelo Sampaio, as placas serão instaladas na Usina porque o local já foi um equipamento produtor de energia - a partir do carvão.

“O projeto terá um investimento de R$ 8,3 milhões, com a pesquisa se estendendo por três anos”, destacou. Os recursos são provenientes do Programa P&D Aneel/Grupo CEEE que incentiva a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico. De acordo com Sampaio, a área a ser ocupada no telhado do local será de aproximadamente 1,6 mil metros quadrados em duas extremidades e outra localizada ao longo da linha do Aeromóvel, também ocupando a mesma metragem.

O projeto prevê ainda a utilização dos telhados da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), na rua Washington Luiz, com 500 metros quadrados de placas fotovoltaicas. A potência total será de 550kwp energia/ano de 680M Wh, o que segundo ele, evitará a emissão de 994 toneladas de gás carbônico anualmente. Conforme Tirello, a CEEE pretende ainda implantar um posto de energia fotovoltaica e um carrinho movido a eletricidade na sede da empresa na avenida Joaquim Porto Villanova.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895