Planeta com 10 milhões de anos é o mais jovem descoberto pela ciência

Planeta com 10 milhões de anos é o mais jovem descoberto pela ciência

K2-33b vai ajudar a compreender os processos que levaram à formação da Terra

Correio do Povo

K2-33b é o mais jovem já descoberto pela ciência

publicidade

Astrônomos descobriram um planeta que tem entre 5 e 10 milhões de anos, o que equivale a "infância", uma vez que a Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Trata-se do exoplaneta k2-33b, o mais jovem já detectado pela ciência. 





Os primeiros indícios da existência do K2-33b foram obtidos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa. O aparelho identificou uma redução na luz emitida pela estrela ao redor da qual o "planeta bebê" orbita, chamada de K2-33. Foi esta diminuiçãoque despertou a atenção dos cientistas. Num segundo momento, registros do Observatório W.M. Keck, no Havaí, confirmaram que a diminuição de luz era realmente em razão da passagem do planeta "em frente" à estrela.

De acordo com o especialista em ciência planetária, Trevor David, a descoberta é um marco. Segundo ele, o K2-33b "vai nos ajudar a entender a formação dos planetas, o que é fundamental para compreender os processos que levaram à formação da Terra e eventualmente a origem da vida".

Quando as estrelas se formam, elas estão cercadas por densas regiões de gás e pó, chamadas discos protoplanetários, a partir dos quais os planetas se formam. No entanto, quando os astros já têm alguns milhões de anos, os discos quase desaparecem e a formação dos planetas está quase completa. A estrela em torno da qual orbita o "planeta bebê" recém-descoberto tem uma pequena quantidade de seu disco ainda visível, evidenciando que a dissipação está em estágio final.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895