Planeta rochoso é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

Localizado em Alpha Centauri, astro pode abrir caminho para descoberta de vida fora do Sistema Solar

Planeta rochoso é descoberto no sistema estelar mais próximo da Terra

Cientistas do Observatório Sul-Europeu (ESO) anunciaram nesta quinta-feira uma das descobertas cosmológicas mais importantes dos últimos 20 anos. O laboratório de cosmologia encontrou um planeta rochoso, de tamanho similar ao da Terra, orbitando no sistema estelar mais próximo do Sol, Alpha Centauri.

Encontrado através do Rastreador de Planetas por Velocidade Radial de Alta Precisão (HARPS, na sigla em inglês), o objeto tem cerca de 1,13 vezes a massa do nosso planeta. Ele está próximo demais da sua estrela, contudo, e não poderia sustentar vida, com temperaturas acima dos 1.000°C e superfície de lava derretida.

O corpo celeste foi localizada em Alpha Centauri B, que compõem um sistema com três estrelas (Alpha Centauri A, B e Proxima Centauri), bem diferentemente do nosso, com apenas uma. A descoberta fez parte de uma espécie de corrida entre laboratórios, nas últimas duas décadas. Pela proximidade, Alpha Centauri sempre foi alvo de sondas e telescópios, mas a ciência ainda não tinha conseguido provas de planetas ao redor de suas estrelas.

As pesquisas científicas em diversos sistemas estelares indicam que, normalmente, os planetas não orbitam suas estrelas solitários. A possibilidade abre uma janela para outros corpos rochosos, até mesmo dentro de zonas habitáveis no sistema vizinho.

De acordo com o astrofísico Geoff Marcy, da Universidade da Califórnia, o achado poderá incentivar novas iniciativas de pesquisa sobre Alpha Centauri. "Agora temos ímpeto renovado para mandar uma sonda com câmeras para lá e estudar as três estrelas", comentou. "Que grande oportunidade para a Nasa e a Agência Espacial Europeia trabalhar com todas as nações para chegarmos lá", definiu.

A tecnologia atual, contudo, ainda não permite superar a distância até as estrelas em menos que umas 100 gerações humanas. Uma sonda que viajasse a 150.000 km/h, por exemplo, demoraria cerca de 15 mil anos para superar os 4,3 anos luz de distância.

Assista ao vídeo do novo planeta orbitando Alpha Centauri:

Loading player...