Polícia abre inquérito sobre incêndio que matou idosas em asilo na Serra

Polícia abre inquérito sobre incêndio que matou idosas em asilo na Serra

Delegado vai apurar se houve negligência no que ocasionou o fogo

Daiane Vivatti/Rádio Guaíba

Delegado vai apurar se houve negligência no que ocasionou o fogo

publicidade

A Polícia Civil de Vacaria, na Serra, determinou a abertura de inquérito, nesta sexta-feira, para investigar as causas do incêndio no asilo Santa Isabel, no Centro do município, que causou duas mortes nessa quinta-feira. Além disso, o delegado Anderson Silveira de Lima vai apurar se houve negligência, tanto no que ocasionou o fogo, como por parte de cuidadores. Havia 47 idosos no local quando as chamas começaram.

“Agora, estamos aguardando o resultado da perícia feita no local para saber onde as chamas começaram e o que ocasionou o incêndio. Também queremos saber a posição das duas vítimas e a situação em que elas foram encontradas”, explica Lima. Ainda não há prazo para o Instituto Geral de Perícias (IGP) enviar o relatório final.

Os corpos de Alzira Melo dos Santos, de 75 anos, e Silvonia Borre, de 64, foram encontrados no segundo andar da casa de repouso, um deles em um banheiro e o outro em uma peça ao lado. Como as vítimas ficaram carbonizadas, foi colhido material genético para fazer uma comparação com parentes e confirmar a identidade. Cinco pessoas buscaram atendimento no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, mas nenhuma em estado grave, conforme a casa de saúde. Elas ficaram em observação devido à inalação de fumaça. O prédio ficou totalmente destruído.

Vinte e seis idosos foram levados para um centro de treinamento de motoristas, que pertence a uma empresa do município. O local oferece estrutura completa, com camas, colchões e cozinha. Os demais moradores foram para casas de parentes e vão retornar para um novo espaço da casa de repouso nas próximas semanas.

Conforme a assistente social do asilo, Cristiane Ciota, a direção do local, a prefeitura e a comunidade encontraram um local provisório para receber os idosos por até um ano e meio, enquanto é feita a reconstrução do prédio incendiado. O Ministério Público e outras instituições do município formaram um gabinete de crise para prestar auxílio.

O promotor Luis Augusto Gonçalves Costa disse que o trabalho agora é buscar recursos que possibilitem a reconstrução do lar. “A obra tem um valor elevado, estimamos que será necessário R$ 1,7 milhão e os poderes vão ter que ajudar porque não é possível conseguir esse recurso apenas com doações da comunidade”, explica. Três arquitetas voluntárias fazem o projeto, conforme as normas da vigilância em saúde, para que depois seja concluído o orçamento.

O Lar Santa Isabel é uma associação sem fins lucrativos, mantida por entidades assistenciais de Vacaria, e a comunidade se mobiliza com a doações. São necessários alimentos, roupas, calçados e itens de higiene, como fraldas geriátricas e dinheiro. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Conselho Comunitário (Consepro) de Vacaria, pelos telefones (54) 3231 5651 ou 3232 4293.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895