Ponte rodoferroviária pode fechar para carros pesados no Alto Uruguai
Medida pode ser adotada por causa das más condições de conservação
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Nesta semana, o representante da Acimar, Vandir Mafissoni, confirmou que em audiência na Justiça Federal de Erechim, ficou definido que a América Latina Logística (ALL), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as prefeituras de Marcelino Ramos e Alto Bela Vista, e a Acimar, têm 10 dias para formar um grupo de trabalho que terá a tarefa de resolver em definitivo o problema da ponte.
As entidades também deverão se manifestar sobre uma proposta da associação, que se dispõe a implantar um limitador (obstáculo físico) para a travessia de veículos pesados. Outra proposta é a colocação de placas indicativas sobre a limitação e a divulgação da medida para conhecimento da população e principalmente dos usuários da ponte. De acordo com Mafissoni, todos os participantes da audiência em Erechim concordaram que a deterioração da ponte se deve à travessia de veículos com excesso de peso.
O assoalho da estrutura, construído em madeira, está se soltando em várias partes e em algumas a madeira apodreceu. Pregos também estão à vista e há buracos que dão direto para o rio Uruguai. A estimativa da Acimar é que será necessário um investimento de cerca de R$ 7,5 mil para recuperar emergencialmente a ponte para maior tranquilidade de travessia. O representante da associação comercial destacou que a ponte rodoferroviária é vital para os dois municípios e que, para os habitantes de Alto Bela Vista, o hospital mais próximo fica em Marcelino Ramos.
Além disso, a área comercial do município gaúcho também tem muitos clientes que vem de Santa Catarina e os marcelineneses passam pela ponte para ir à faculdade em Capinzal (SC). O aspecto mais importante, porém, é o turismo, pois Marcelino Ramos possui uma requisitada estrutura turística com destaque para o balneário de águas termais que recebe milhares de visitantes de vários pontos do Brasil e da América do Sul. Boa parcela dos turistas catarinenses usam a ponte para cortar caminho até a cidade gaúcha.
A ponte rodoferroviária com estrutura metálica e assoalho de madeira foi construída em 1913 e possui um vão de travessia de 480 metros sobre o rio Uruguai. Nos finais de semana, um trem de turismo circula entre Marcelino Ramos e Alto Bela Vista.