População é surpreendida com fechamento da Farmácia do Estado

População é surpreendida com fechamento da Farmácia do Estado

Atendimento externo foi suspenso hoje para realização de inventário do estoque em Porto Alegre

Wagner Machado / Correio do Povo

População encontrou portas do local fechadas

publicidade

Frustração recorrente, mais uma vez foram insuficientes os avisos prévios da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de que a Farmácia do Estado, no Centro de Porto Alegre, teria atendimento externo suspenso para a realização de um inventário do estoque de medicamentos, como ocorre mensalmente. Na manhã desta quarta-feira, dezenas de pessoas foram até local e encontraram as portas fechadas.

Indignada com o recado sobre o fechamento fixado na porta do farmácia, a secretária-executiva aposentada Lídia Maria Martins, de 43 anos, relatou que acordou às 6h30min e mesmo com o frio intenso saiu da Zona Norte da Capital para buscar o remédio para doença de Cron, que causa inflamação intestinal. No entanto, terá que voltar outro dia. “Não entendo como não fui avisada, estive aqui ontem e esse bilhete não estava aqui. Aliás, porque não fazem esse balanço dos medicamentos em um final de semana ou depois do expediente para não prejudicar a população? E se eu não tiver passagem para voltar amanhã?”, questionou.

Também sem saber que o local estava fechado, o morador de Gravataí, na região Metropolitana, Sandro Matos, de 29 anos, que trabalha como assistente administrativo, reclamou da falta de informação prévia. Segundo ele, a divulgação dos dias que a farmácia está fechada tem falhas, já que muita gente recorre ao estabelecimento. “Têm pessoas que não possuem acesso à internet ou pode não ter escutado a informação no rádio. Porque não avisam nos postos de saúde, mandam comunicado aos médicos que nos enviam para cá?”, reclamou.

Conforme a SES, os usuários que ainda não retiraram seus medicamentos neste mês poderão comparecer ao local normalmente nesta quinta e sexta-feira. A Farmácia do Estado volta a funcionar amanhã, das 7h às 17h, sem fechar no horário do almoço. Segundo a pasta, desde a semana passada havia avisos na farmácia indicando sobre o fechamento de hoje. A cada mês, um dia do expediente é reservado para o trabalho de controle do estoque. Até o final do ano, estão marcados fechamentos para inventário nos dias 24 de outubro, 30 de novembro e 21 de dezembro.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895