População de Bagé comemora o fim do racionamento

População de Bagé comemora o fim do racionamento

Diretor do Daeb alerta que níveis das barragens continuarão sendo monitorados

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

Pela primeira vez em sete meses, a população da zona Leste de Bagé acordou com água nas torneiras nesta quarta-feira e pode tomar banho, normalmente, o que era um privilégio apenas da comunidade da zona Oeste do município. Ontem, o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) decidiu por fim ao racionamento de água de 12 horas diárias, implantado por causa da estiagem que castigava a região da Campanha desde agosto do ano passado.

O fim do racionamento foi decidido após a constatação de que a Barragem da Sanga Rasa, maior reservatório da cidade, estava com apenas 1,8 metro abaixo do nível normal. No momento mais grave da seca ela chegou a ficar com quase 11 metros aquém da normalidade. As barragens Emergencial e do Piraí estão cheias. Entre agosto do ano passado e o fim de julho, o déficit pluviométrico ficou acima dos 800 milímetros na região.

O diretor do Daeb, Antônio Kiwal Parera, agradeceu a comunidade pela compreensão durante o período, mas alertou: “Os níveis das barragens continuarão sendo observados para garantir o abastecimento de água no verão, quando o consumo e a evaporação aumentam sensivelmente.”


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895