População de mosquitos em Porto Alegre está alta, diz Vigilância em Saúde

População de mosquitos em Porto Alegre está alta, diz Vigilância em Saúde

Equipes da Prefeitura realizaram aplicação de veneno no Centro de Porto Alegre

Cláudio Isaías

Equipes da Prefeitura realizaram aplicação de veneno no Centro de Porto Alegre

publicidade

Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre, o número de mosquitos na Capital está elevado. O médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da CGVS, diz que é preciso redobrar os cuidados. Conforme Kunz Júnior, a população deve dedicar pelos menos dez minutos por semana para em casa cuidar de virar a água acumulada em recipientes como pratos, vasos, garrafas, potes e pneus.

Suspeita de Zika vírus

Em razão de um caso suspeito de Zika vírus, equipes da CGVS aplicaram inseticida em trechos das ruas Demétrio Ribeiro e Fernando Machado e na avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. O veneno foi colocado nos pátios, jardins e garagens dos edifícios e casas. Um homem morador de São Paulo que participou de um evento na Capital esteve hospedado na semana passada em um hotel da região e apresentou sintomas da doença.

O médico veterinário disse que a aplicação do inseticida teve o objetivo de eliminar mosquitos adultos possivelmente infectados. Até o momento, nenhum caso de Zika vírus foi confirmado no Rio Grande do Sul. A doença em mulheres grávidas tem relação confirmada com o nascimento de bebês com microcefalia no país. No total, já foram registrados 1.761 recém nascidos com a má formação cerebral, em 14 estados. Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte têm o maior número de pacientes.

Luta contra a dengue

No bairro Menino Deus, agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram visitas domiciliares na rua Costa para busca de criadouros e orientação à população sobre como eliminar o mosquito da dengue. Em 25 bairros de Porto Alegre, a Vigilância em Saúde colocou 795 armadilhas contra o mosquito da dengue. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895