População em situação de rua é imunizada contra a Covid-19 em dois pontos

População em situação de rua é imunizada contra a Covid-19 em dois pontos

Indivíduos receberam a primeira dose da vacina da Pfizer e também a segunda dose.

Cláudio Isaías

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira a vacinação das pessoas em situação de rua em Porto Alegre contra a Covid-19. A  imunização do público em situação de vulnerabilidade social foi realizada em dois locais: no Centro POP 3, na avenida França, no bairro Navegantes e no Restaurante Prato Alegre Centro, na rua Garibaldi. A aplicação do imunizante foi tranquila e as pessoas em situação de rua receberam a primeira dose da vacina da Pfizer e também a segunda dose. 

A vacinação teve duração de aproximadamente duas horas e não havia filas e nem aglomerações no Centro POP 3. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a população estimada para a imunização é de 1.974 pessoas. Deste total, 1.840  já tomaram a primeira dose (93,2%) e 1.091 (55,3%) tomaram a segunda dose - Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.   

As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) realizam a abordagem e orientam a população de rua para a necessidade da imunização. Para se vacinar, as pessoas em situação de vulnerabilidade social precisam apresentar documento de identificação com foto ou cópia. 

Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) apontam que 2,5 mil pessoas usam a rua como domicílio em Porto Alegre. Segundo informações do Serviço de Abordagem Social da Fasc, no primeiro trimestre de 2021, foram realizadas cerca de duas mil abordagens, 87% delas seguem com o acompanhamento das equipes de abordagem.  A região do Centro Histórico concentra a maior parte dessa população, seguida pelos bairros Glória, Cristal, Cruzeiro e Restinga.

Em 2020, havia cerca de 3.850 pessoas que moravam nas ruas de Porto Alegre. O número cresceu mais de 38% em relação ao que se observava na Capital em 2019, quando a Fasc estimou a população de rua em 2.775 pessoas. Conforme a fundação, até 2019, a média era de 350 novas pessoas indo morar nas ruas da Capital por ano. 

De acordo com a fundação, em 2020, 1.075 pessoas acabaram nesta condição. O Plano Municipal de Vacinação da prefeitura prevê o total de três mil doses aplicadas em Porto Alegre para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A imunização contra a Covid-19 da população em situação de rua de Porto Alegre começou no dia 2 de junho. Os primeiros atendimentos foram realizados na SER Assis Brasil, Unidade de Saúde Tristeza e na Escola Municipal Porto Alegre, onde as pessoas além da vacina receberam tubos de álcool em gel. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895