Porto Alegre amanhece sob forte nevoeiro nesta sexta

Porto Alegre amanhece sob forte nevoeiro nesta sexta

No Salgado Filho, dois voos foram cancelados, dois não decolaram e 10 tiveram atrasos

Mauren Xavier

Nevoeiro voltou a atrapalhar a operação no aeroporto Salgado Filho

publicidade

O intenso nevoeiro, que tem sido registrado nos últimos dias em Porto Alegre, provocou transtornos no início da manhã desta sexta-feira nas operações do Aeroporto Salgado Filho, que ficou fechado por mais de duas horas. Apesar de contar com instrumentos para ampliar a visibilidade, garantindo os voos, foram cancelados quatro voos, duas partidas e duas chegadas que estavam previstas. Um voo que chegaria de Curitiba, da empresa Gol, e outra de Guarulhos, com origem em São Paulo, da Azul, foram cancelados. Não decolaram, os voos para Guarulhos, da empresa Azul, e para Curitiba, da Gol.

De acordo com o balanço da Infraero, foram registrados, no mínimo, 10 voos com atraso, o que representou praticamente quase 50% do total das operações previstas. Até às 8h um voo que tinha como destino Curitiba, da TAM, registrava atraso de mais de duas horas. Essa mudança nas decolagens e os cancelamentos provocaram transtornos e muitas dúvidas entre os passageiros, que lotaram o terminal de embarque em busca de informações.

Inversão térmica

A nebulosidade tem mudado a paisagem de algumas regiões de Porto Alegre. Ela se mostra mais visível, especialmente, na região no entorno do Guaíba, fazendo inclusive prédios e monumentos desaparecerem, na névoa branca. A área próximo ao Aeroporto Salgado Filho também é mais sensível para esse fenômeno. Segundo a MetSul, esse fenômeno ocorre em função da forte inversão térmica. Na prática, é quando a temperatura da superfície é menos do que nos pontos mais altos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895