Porto Alegre amplia imunização contra Covid-19 para profissionais da saúde

Porto Alegre amplia imunização contra Covid-19 para profissionais da saúde

Vacinação foi realizada em mais de 50 pontos da Capital

Claudio Isaías

publicidade

Porto Alegre manteve nesta quinta-feira a aplicação da primeira, da segunda e da dose de reforço contra a Covid-19 para todos os grupos. A imunização foi realizada em mais de 50 pontos da Capital. A novidade ficou por conta da ampliação do público formado por profissionais de saúde que estavam aptos a receber a dose de reforço contra o coronavírus. 

A imunização dos funcionários da saúde de todas as faixas etárias foi feita em que recebeu a segunda dose até o dia 14 de abril - independentemente da vacina utilizada.

A ampliação do público ocorreu após a chegada de nova remessa de vacinas à Capital. Segundo estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais 4.246 profissionais deverão estar aptos a receber a dose de reforço. Na primeira etapa da imunização, realizada no final do mês de setembro, receberam a aplicação da terceira dose os funcionários de hospitais públicos e privados e dos serviços de saúde que haviam recebido a segunda dose até o dia 20 de fevereiro – a previsão é de um total de 23 mil pessoas nessa primeira fase. 

Um levantamento da SMS aponta que Porto Alegre deverá imunizar pelo menos 100 mil profissionais de saúde com dose de reforço contra a Covid-19. Na manhã desta quinta-feira, a movimentação foi tranquila no shopping João Pessoa, referência para o Centro de Saúde Modelo. Além da aplicação da vacina nos profissionais de saúde, foi mantida a imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais. 

O atendimento ao público foi feito também no Largo Glênio Peres, em oito farmácias parceiras da prefeitura e em 35 unidades de saúde. Os postos de saúde de Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza funcionaram até as 21h. O Rolê da Vacina foi realizado nas comunidades do bairro Campo Novo e na escola municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol.  

Com relação à segunda dose, o intervalo de aplicação da Pfizer é de oito semanas e as pessoas vacinadas até o dia 19 de agosto puderam se vacinar. Com relação à AstraZeneca e a Coronavac foi mantido o intervalo de dez semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 5 de agosto (AstraZeneca) e o dia 16 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. 

A dose de reforço foi aplicada nas  pessoas com 60 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 14 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 16 de setembro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895