Porto Alegre começa 3ª etapa da vacinação contra gripe

Porto Alegre começa 3ª etapa da vacinação contra gripe

Esta fase da imunização segue até o dia 9 de julho. Vacina está disponível em 90 postos de saúde

Cláudio Isaías

Vacinação segue até o dia 9 de julho em 90 postos de saúde

publicidade

Porto Alegre deu início, nesta quarta-feira, na terceira etapa da vacinação contra a gripe. A imunização está disponível em 90 postos de saúde e esta fase segue até o dia 9 de julho. Pela manhã a movimentação foi extremamente tranquila para quem foi em busca da imunização nas unidades de saúde da Capital. Não havia filas e nem aglomerações.

Na Unidade de Saúde São José - Eliane Paim, na zona Leste da Capital, a dona de casa Maria Zelma, 88 anos, afirmou que é importante fazer a vacina para evitar a gripe. "Faço todos os anos e recomendo que toda a população faça a imunização", explicou. Maria Zelma fez questão de frisar que tinha recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.

A campanha de vacinação contra gripe entra na terceira etapa, com a imunização de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores), portuários, forças de salvamento e segurança, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

A vacinação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os novos grupos se somam ao das crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mães que tiveram bebê há até 45 dias), indígenas, idosos e professores, que compõem as etapas anteriores e continuarão sendo imunizadas.

Saldo 

Desde o início da campanha em Porto Alegre, em 12 de abril, 221.317 doses da vacina foram aplicadas na cidade, em pessoas dos grupos de risco. O número corresponde a 30,3% do público total, estimado em 728.901 pessoas. O percentual de imunizados ainda é considerado baixo pelos gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os maiores índices de vacinação estão entre os indígenas, que superaram a meta de 90% do grupo, as crianças, com 45,2%, os idosos, que alcançaram percentual de 42%, e trabalhadores da saúde, com 38,7% da meta. Professores atingiram 36,3%, e puérperas e gestantes 32%.

A vacina contra gripe é atualizada anualmente. Ela protege contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, internações e a mortalidade causadas pelas infecções provocadas pelo vírus da influenza, especialmente nos grupos de risco.

Covid-19

Como as campanhas de vacinação da Gripe e da Covid-19 acontecem de forma simultânea, vale lembrar que o tempo mínimo de intervalo entre as vacinas é de 14 dias. O dia de aplicação de uma vacina é considerado dia zero. Então, o intervalo deve ser contado a partir do dia seguinte ao da aplicação do imunizante.

Ao comparecer a uma unidade de saúde, caso já tenha sido imunizado com a vacina Covid-19, é recomendada a apresentação da carteira de vacinação. Até o fim da campanha, no dia 9 de julho, a expectativa do Ministério da Saúde é distribuir 80 milhões de doses da vacina da gripe, produzida pelo Instituto Butantan, para imunizar um público-alvo de 79,7 milhões de pessoas. Desse total, até agora, 28,3% do público foi alcançado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895