Porto Alegre confirma caso de raiva em morcego no bairro Teresópolis

Porto Alegre confirma caso de raiva em morcego no bairro Teresópolis

Animal foi encontrado a 600 metros onde foi confirmada uma outra ocorrência no ano passado

Correio do Povo

publicidade

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre (DVS) confirmou nesta quarta-feira um novo caso de morcego infectado com o vírus da raiva. O animal foi encontrado no bairro Teresópolis, a 600 metros de distância do local onde, em 2021, foi confirmada outra ocorrência. Este é o primeiro caso da doença em morcego confirmada neste ano, segundo o órgão. 

Em 2021, foram confirmados quatro casos de morcegos positivos para raiva entre os 118 animais recolhidos pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Os animais recolhidos têm amostras coletadas e enviadas ao Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) para exame virológico. Os quatro casos foram de animais coletados nos bairros Teresópolis, Bom Fim, Tristeza e Santana, respectivamente. 

Em 2022, houve aumento expressivo no número de recolhimentos e coletas de amostras para exames. Até segunda-feira, foram 97 animais coletados, sendo que 43% das ocorrências foram registradas na região Sul da cidade.

A diretora da DVS, Fernanda Fernandes, explica que o serviço de recolhimento da Secretaria Municipal de Saúde é realizado quando o animal se encontra em situação compatível com a infecção, ou seja, caído, ou após contato com outros animais ou com humanos. Caso o morcego esteja voando normalmente, indicando presença de colônia na residência, o contato deve ser feito com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que orientará sobre o desalojamento da colônia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895