Porto Alegre deve ganhar um novo albergue municipal até o fim do mês

Porto Alegre deve ganhar um novo albergue municipal até o fim do mês

De início, local vai oferecer 150 vagas, por falta de pessoal para auxiliar

Vitória Framer / Rádio Guaíba

Prefeitura de Porto Alegre prevê inaugurar, até o fim de junho, um novo albergue municipal

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre prevê inaugurar, até o fim de junho, um novo albergue municipal. Segundo o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, a Capital dispõe atualmente de três albergues: um municipal e dois conveniados, mas o primeiro, considerado antigo em excesso, vai ser desativado. O prédio fica na rua Comendador Azevedo, no bairro Floresta e o novo local de acolhimento deve ser aberto na mesma rua.

Apesar de o albergue novo ter sido construído com uma capacidade para até 220 vagas, só 150 serão oferecidas de início. O número é o mesmo em relação ao albergue atual, e só não vai aumentar agora em função da falta de profissionais para o atendimento.

“Neste momento, para eu imediatamente ampliar para 220 (vagas), eu preciso de recursos humanos, e eu ainda não tenho toda esta equipe. Então, nós vamos iniciar agora, ainda neste mês, já no novo local, com os números iguais, de 150 (vagas) da Operação Inverno. Como já temos concurso homologado e já estamos em fase de chamamento de alguns profissionais, em especial os nossos educadores sociais, nós projetamos que em um espaço de tempo não tão longo essas vagas poderão, progressivamente, ir aumentando”, explicou Soares, em entrevista para o programa A Cidade É Sua.

A Operação Inverno, em vigor desde 1º de junho, vai até 30 de setembro, A meta é atender um número maior de necessitados em decorrência da queda significativa de temperatura em Porto Alegre. A Fasc reconhece, porém, a dificuldade de conseguir convencer moradores de rua a se deslocarem até os albergues. Um dos principais motivos, segundo Soares, é a negação ao regramento imposto nos albergues, como horários e a proibição do uso de drogas. Além disso, o presidente da Fasc salienta que as pessoas não podem ser deslocadas de forma compulsória para esses locais, mas garante que o processo de abordagens é intensificado durante o inverno.

Além das vagas do Albergue Municipal, o Abrigo Municipal Marlene, situado na avenida Getúlio Vargas, no bairro Menino Deus, oferece 60 leitos, e o Abrigo Municipal Bom Jesus, que fica no bairro de mesmo nome, mais 60.

Quem desejar informações ou relatar algum caso de morador de rua que careça de atenção pode ligar, até às 21h30min, para o telefone 3289-4994. Depois das 22h, o contato deve ser feito pelo número 3346-3238.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895