Porto Alegre deve receber modelo mais inovador da BikePoa
Bicicletas passarão a ser mais leves, robustas, e contarão com um novo sistema de freios e iluminação
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As novas bikes, apresentadas na última quinta-feira, no Espaço Itaú Cultural, em São Paulo, vão ter o assento adaptável para ciclistas das mais variadas alturas. Outras novidades são o sistema de frenagem roller brake, considerado mais seguro; aro 24, mais próprio à pedalada na cidade; iluminação ativa com 10 mil horas de vida útil e que permanece acesa por 90 segundos; e mudanças de marcha para três velocidades. “A usabilidade também é um dos fatores que deverá chamar atenção dos usuários”, explicou Tomás Martins, CEO da tembici., empresa com projetos na área de mobilidade urbana e que passa a operar, além do Bike POA, os sistemas Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE e Bike Salvador.
Facilidade para retirar a bicicleta, possibilidade de compra de passe na hora e uma média de 1,8 vagas para cada bike são algumas das vantagens na área de usabilidade. Como fornecedor, a tembici. terá a empresa canadense PBSC Urban Solutions, que já conta com mais de 50 mil bicicletas com número superior a 160 milhões viagens em mais de 20 cidades. Segundo o presidente e CEO da empresa, Luc Sabbatini, as novas “laranjinhas” terão a mesma estrutura das de cidades como Londres, onde uma só bike já rodou mais de 100 mil quilômetros sem apresentar problemas. Há casos em Montreal, por exemplo, em que as bicicletas ficam cobertas de neve sem apresentar ferrugem.
A chegada da tecnologia depende de processos burocráticos junto aos municípios. Segundo a superintendente de relações governamentais e institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, a garantia é de que todos os locais recebam os equipamentos até o final do ano.