Porto Alegre e IBGE assinam acordo para uso de três subprefeituras no Censo 2022

Porto Alegre e IBGE assinam acordo para uso de três subprefeituras no Censo 2022

Estruturas dos locais servirão como base de recenseadores na Capital

Felipe Faleiro

publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Porto Alegre assinaram, na tarde desta segunda-feira, na sede da Administração, um acordo de cooperação técnica em vista do Censo Demográfico 2022. Três subprefeituras da Capital, Cristal, Restinga e Sul, serão cedidas para o IBGE, e servirão como base dos recenseadores durante a coleta de dados, que começa no dia 1º de agosto. O prefeito Sebastião Melo, membros da Prefeitura, Câmara Municipal e do órgão federal estiveram presentes no evento.

“Temos em torno de 1,5 mil recenseadores que vão bater de porta em porta, e estas pessoas precisam ter uma referência, uma base para, quando houver alguma dúvida em campo, saber onde se busca estas informações”, afirma o superintendente do IBGE no Rio Grande do Sul, José Renato Braga de Almeida. De acordo com ele, esta é apenas mais uma etapa preparatória para o recenseamento. A partir de 2 de junho, haverá novos treinamentos dos responsáveis para o Censo em cada cidade, que, por sua vez, deverão treinar os recenseadores em julho.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, salienta que o Censo é importante para o levantamento de informações que auxiliam nas políticas públicas em Porto Alegre. Segundo ele, além destes três espaços cedidos, haverá mais apoios ao órgão. “Vamos auxiliar nos 17 territórios da cidade, já que temos 17 subprefeituras. Nossos gestores de território ajudarão neste processo e a Prefeitura está muito feliz de poder participar deste grande evento”, explica.

Trogildo reforça ainda que não haverá o recebimento de cidadãos para preencher informações do Censo, já que o mesmo é feito a partir dos contratados pelo órgão, que vão até as casas e entrevistam seus moradores. De acordo com a secretaria de Governança (SMGOV), este será o único termo de cooperação técnica, em princípio, assinado pelo IBGE com a Prefeitura. Ainda conforme a SMGOV, foram oferecidos espaços das 17 subprefeituras da Capital, mas não houve necessidade, pois o IBGE usará, nestes locais, estruturas que não são do município.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895