Porto Alegre implementa coleta de lixo automatizada

Porto Alegre implementa coleta de lixo automatizada

Saiba como funciona o novo sistema

Correio do Povo

Porto Alegre implementa coleta de lixo automatizada

publicidade

Mais de mil contêineres começam a ser colocados em alguns bairros da região central de Porto Alegre, a partir desta terça-feira, para o funcionamento da coleta de lixo automatizada. O objetivo, segundo a prefeitura, é “limpar a cidade”. O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, explicou que a cada 100 metros haverá um recipiente para o depósito de resíduos orgânicos e que esse novo sistema mudará totalmente a rotina dos moradores dos bairros beneficiados.

“Nós estamos apostando em uma mudança de comportamento dos moradores. Queremos uma cidade mais limpa”, ressaltou. Ele disse que, com os contêineres, diminuirá o número de focos de lixo, já que eles ficarão à disposição 24 horas por dia. Assim, os materiais não ficarão mais expostos em frente de cada casa ou edifício. “Antes a pessoa saía às 7h para trabalhar e deixava o lixo ali.”

Frequência e trânsito
O recolhimento deve ocorrer com caminhões mecanizados de duas a três vezes por semana. “A periodicidade vai ocorrer conforme o volume. Teremos contêineres de 2 metros cúbicos e de 2,4 metros cúbicos”, explicou. Com o modelo tradicional, o lixo era retirado todos os dias. Para isso, na região onde funcionará o novo recolhimento, eram usados oito caminhões. Agora serão três. “Isso vai melhorar muito o trânsito”. Segundo o diretor, esse foi um dos motivos para a área central ser escolhida para o funcionamento do sistema.

Mecanismo
Para a implantação, a prefeitura contratou, através de licitação, uma empresa de Santa Cruz do Sul, que importou a tecnologia da Itália. Os novos caminhões funcionam com sistema de bordo. “O motorista opera de dentro da cabine. Não teremos mais a figura dos garis correndo pelas ruas. Isso era arriscado”, disse Moncks.

Sacolas
Conforme o diretor, as velhas sacolinhas plásticas continuarão a ser usadas. No entanto, caso a pessoa esteja passando pelo local, ela pode acionar a abertura do contêiner e depositar qualquer lixo ali. “Isso é um processo, não podemos exigir das pessoas que deixem de usar a sacola ou que não a usem. Estamos contando com a colaboração.”

Lixo seco
O lixo reciclável, de acordo com o diretor, segue sendo recolhido normalmente. São caminhões compactadores. “Optamos por manter o processo, porque se o lixo seco for prensado, ele perde o valor. E esses caminhões são compactadores.”

Ampliação
Moncks afirmou que o modelo funciona muito bem em várias cidades do mundo, como Punta Del Este, no Uruguai. Também já está em operação em outros municípios gaúchos. A ideia, de acordo com ele, é ampliar o recolhimento mecanizado para outras partes da cidade. “Se der certo – e a gente tem certeza que vai dar –, quem sabe a gente possa estender para outras regiões da cidade.”

Vandalismo
Sobre a depredação dos recipientes, o diretor disse que, como a prefeitura previa que os contêineres poderiam ser pichados, eles foram pintados com tintas especiais que facilitam a limpeza. “Lamentavelmente o vandalismo existe. Cerca de 30% das lixeiras que colocamos em Porto Alegre foram danificadas”, contou.  Haverá também uma intensificação da fiscalização da Guarda Municipal e do DMLU. “A gente pede que a população denuncie essas ações para o telefone 156.”

Bairros

A expectativa é de que, até o final da semana, 200 contêineres sejam instalados por noite, com o auxílio da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), a fim de que os 1,1 mil equipamentos estejam na rua até a segunda-feira.

A coleta automatizada será implantada em cinco bairros (Centro Histórico, Independência, Bom Fim, Cidade Baixa e Farroupilha), e em parte de outros oito bairros (Praia de Belas, Menino Deus, Azenha, Rio Branco, Santana, Santa Cecília, Moinhos de Vento e Floresta), numa área limitada pelo Guaíba a Oeste, pela avenida Ipiranga a Sul, pelas avenidas Silva Só, Goethe e Dr. Timóteo a Leste e, a Norte, por um contorno que da Dr. Timóteo seguirá pela Cristóvão Colombo até a Ramiro Barcelos e desta Voluntários da Pátria até a Mauá.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895