person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre inicia aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca

Período entre as duas aplicações foi encurtado para dez semanas

| Foto: Guilherme Almeida

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) deu início, na tarde desta terça-feira, à aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca para quem recebeu a primeira dose do imunizante há, no mínimo, dez semanas. De acordo com a prefeitura, a população pode buscar uma das 32 unidades de saúde ou 21 farmácias parceiras para completar o esquema vacinal, que foi antecipado.
 
Os locais podem ser conferidos no site da Prefeitura. De acordo com a SMS, a decisão de antecipar a aplicação da segunda dose de 12 para 10 semanas foi pactuada entre Estado e municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última segunda-feira. O Governo do Estado anunciou que irá distribuir 308.575 doses da vacina Astrazeneca aos municípios gaúchos, nesta quarta-feira, para viabilizar a imunização.

A prefeitura informa que a mudança tem o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta, uma vez que apenas uma dose apresenta efetividade reduzida contra esta variante. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e a carteirinha de vacinação.
 
Com relação à aplicação da segunda dose da Pfizer/Comirnaty, até o início de agosto, não há ninguém apto a receber a vacina com o novo intervalo. Na próxima remessa que chegar ao Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), deverão ficar reservadas 108.930 doses deste fabricante para aplicação na população.

Felipe Samuel